Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Mudanças

NBC desiste de canal esportivo e foca no streaming

Redação Publicado em 25/01/2021, às 13h19

Imagem NBC desiste de canal esportivo e foca no streaming
NBC Sports encerrará operação até o final de 2021.
Crédito: Reprodução

A gigante NBCUniversal está encerrando as operações da NBC Sports Network (NBCSN) até o final de 2021 e vai transferir a maior parte de sua programação esportiva para o canal a cabo da USA Network e para o serviço de streaming Peacock.

A mudança foi anunciada pelo presidente da NBC Sports Group, Pete Bevacqua, em um comunicado enviado à equipe no dia 22 de janeiro.

“Na conclusão de 2021, decidimos que o melhor próximo passo estratégico para nosso grupo esportivo e para toda a empresa é a redução total da NBCSN, com elementos-chave da programação da NBCSN passando para a USA Network e, em alguns casos, Peacock para 2022 e mais além", disse o executivo.

“Isto fará da USA Network uma plataforma extraordinariamente poderosa no mercado de mídia e dará à nossa programação esportiva um aumento significativo de audiência".

A NBCSN foi lançada em 1995, inicialmente como Outdoor Life Network, antes de eventualmente assumir seu nome atual após a aquisição da Comcast em 2011. O Sports Business Journal (SBJ) informa que os detentores de direitos que têm negócios com a NBCSN foram informados do plano de fechamento no início da semana passada.

O comunicado de Bevacqua prossegue dizendo que a USA Network levará a programação incluindo os jogos de playoff da Copa Stanley da National Hockey League (NHL) e as corridas da Nascar.

A Premier League mudará para a USA Network, mas eventos menores "como programas de carros, shows de cães e alguns esportes motorizados" precisarão encontrar novos canais de TV, de acordo com a SBJ, que acrescentou que os outros canais esportivos da NBC, Canal de Golfe e Canal Olímpico não serão afetados.

A decisão de fechar a NBCSN chega à medida que muitos dos principais acordos da NBC Sports Group em matéria de direitos esportivos são renovados. Seu contrato com a NHL deve terminar após esta temporada, enquanto as negociações com a Premier League sobre novos direitos, começando com a temporada 2022/23, estão em andamento.