Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Material Esportivo

Nike anuncia aquisição de fabricante de tênis virtuais RTFKT

Fundada em 2020, marca oferece calçados colecionáveis e exclusivos para serem usados no metaverso

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 15/12/2021, às 09h52 - Atualizado às 09h54

RTFKT, que fabrica tênis virtuais, se torna mais uma marca para o portfólio da Nike - Reprodução / Instagram @rtfktstudios
RTFKT, que fabrica tênis virtuais, se torna mais uma marca para o portfólio da Nike - Reprodução / Instagram @rtfktstudios

A Nike adquiriu a RTFKT, fabricante de tênis virtual. A RTFKT foi fundada no ano passado e se estabeleceu como marca de moda digital, oferecendo calçados colecionáveis e exclusivos que podem ser usados por avatares no metaverso. O valor do negócio não foi divulgado.

“Essa aquisição é mais um passo que acelera a transformação digital da Nike e nos permite servir atletas e criadores na intersecção entre esporte, criatividade, jogos e cultura”, afirmou John Donahoe, presidente-executivo da multinacional americana.

Existem várias semelhanças entre o mercado de tênis no mundo real e no metaverso. Ambos contam com edições limitadas e itens raros que podem ser vendidos por quantias significativas, e há grande número de colecionadores que deseja adquirir modelos por causa do prestígio ou esperança de que o calçado se valorize.

A empresa de material esportivo já havia investido US$ 8 milhões no setor em maio, enquanto fazia parceria com empresas como a Atari para criar novas coleções.

“Estamos adquirindo uma equipe de criadores muito talentosa, com uma marca exclusiva e conectada. Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e aumentar sua comunidade inovadora e criativa, além de estender a pegada digital e as capacidades da Nike”, comentou Donahoe.

Como muitas empresas de material esportivo, a Nike tenta alavancar sua marca no mundo digital e acredita que a base de usuários da RTFKT e sua experiência no desenvolvimento de jogos, mercado de criptomoedas e realidade aumentada irão ajudá-la na expansão neste novo mercado.  

“Essa é uma oportunidade única de construir a marca RTFKT e estamos entusiasmados em nos beneficiar da força e experiência fundacional da Nike para amplificar as comunidades que amamos”, disse Benoit Pagotto, um dos cofundadores da RTFKT ao lado de Chris Le e Steven Vasilev.

“A Nike é a única marca no mundo que compartilha a profunda paixão que todos nós temos por inovação, criatividade e comunidade, e estamos entusiasmados para fazer crescer a nossa marca, que foi totalmente formada no metaverso”, completou.

A Nike lançou recentemente um espaço digital na plataforma de jogos on-line Roblox. O Nikeland virtual inclui o cenário da sede da empresa, bem como arenas onde os jogadores podem competir em vários minijogos.