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Nike é eleita marca mais valiosa entre as que investem no esporte

Marca americana lidera ranking à frente de Adidas, Emirates, Santander e Red Bull

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 28/09/2021, às 08h46

Nike teve mais de 8,77 bilhões de engajamentos em postagens de mídia social entre agosto de 2020 e agosto de 2021 - Reprodução
Nike teve mais de 8,77 bilhões de engajamentos em postagens de mídia social entre agosto de 2020 e agosto de 2021 - Reprodução

A gigante de material esportivo Nike é a marca de maior valor entre as que investem no esporte, segundo ranking feito pelo site britânico SportsPro Media, em parceria com a agência Hookit. A marca americana, pelo segundo ano seguido, desbancou sua maior concorrente, a Adidas, e liderou a lista que ainda conta com grandes patrocinadores como a companhia aérea Emirates, o banco Santander e a marca de bebidas energéticas Red Bull.

A empresa sediada em Oregon, nos Estados Unidos, foi considerada a empresa que recebeu o maior valor entre as que investem em patrocínio esportivo. Para alcançar esse feito, mais uma vez, as redes sociais fizeram a diferença.

Com mais de 8,77 bilhões de engajamentos em postagens de mídia social promovendo sua marca em um único ano, o valor total de marca da Nike ultrapassou US$ 616,5 milhões. Só para se ter uma ideia do domínio da fabricante, ela lidera a lista com US$ 270 milhões a mais do que sua rival mais próxima, a Adidas. Esse total representou um aumento de 58% no engajamento da marca nas redes sociais e um aumento de 34% no valor do patrocínio recebido pela Nike em comparação ao ano passado.

O ranking é elaborado por uma metodologia proprietária da Hookit que avalia o valor do patrocínio a partir do rastreamento da atividade social de todos os principais atletas profissionais, equipes e ligas, totalizando mais de 500 mil contas analisadas. Para chegar ao valor total recebido pelas marcas, a Hookit examina duas métricas principais: valor potencial e qualidade da ação de mídia. Elas são multiplicadas para determinar um valor de anúncio ajustado com desconto (AAV), que determina o “valor” da marca nas redes.

Neste ano, a Hookit analisou todas as postagens sociais e digitais de atletas profissionais, equipes, ligas, eventos e arenas entre 15 de agosto de 2020 e 15 de agosto de 2021. Mais de 30 mil organizações esportivas e atletas postaram durante este período, promovendo mais de 8 mil marcas em plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter, VK, Weibo e YouTube.

“As listas dos 50 Mais da SportsPro são uma instituição no mundo dos esportes, e, na Hookit, temos o prazer de trazer nossas metodologias e dados confiáveis para alimentar a lista das 50 marcas de maior valor de mídia digital novamente em 2021. As marcas nesta lista estão realmente recebendo a maior parte dos investimentos em patrocínio”, disse Scott Tilton, cofundador e diretor executivo da Hookit.

Segundo o executivo, a disputa da Euro e dos Jogos de Tóquio modificaram bastante o ranking deste ano em comparação a 2019/2020, quando a pandemia afetou diretamente o calendário esportivo.

“Não é nenhuma surpresa ver a Nike ainda no topo, mas houve uma mudança significativa no ranking deste ano em comparação com 2020 devido ao retorno de eventos esportivos, como a Euro e os Jogos Olímpicos de Verão. Olhando para 2022, os dados, o aprendizado de máquina e a inteligência artificial continuarão a impulsionar o setor de patrocínio. Ainda teremos de aguardar os principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Inverno, da Copa do Mundo da FIFA e de outros grandes eventos para ver um grande aumento na exposição e no valor dos patrocínios”, concluiu Tilton.

“Como em 2020, a classificação deste ano ilustra claramente a eficácia da ativação social em torno dos patrocínios esportivos e até que ponto as ligas, equipes e atletas podem agregar valor significativo a todos os tipos de parceiros de marca. Notavelmente, a lista também evidencia a relevância cultural contínua e do marketing inigualável da Nike, que se inseriu não apenas no esporte profissional, mas na vida cotidiana dos consumidores globais e nas causas sociais que eles apoiam”, disse Michael Long, diretor editorial da SportsPro.

Confira abaixo as 10 marcas mais valiosas nos meios digitais, segundo a SportsPro e a Hookit:

1 - Nike

2 - Adidas

3 - Emirates

4 - Santander

5 - Red Bull

6 - Puma

7 - State Farm

8 - Monster Energy

9 - Dream11

10 - Heineken