A Nike se manteve como a primeira marca de material esportivo a aparecer no ranking Global 500 da Brand Finance. A classificação é dominada por empresas de tecnologia, como Apple e Amazon.
Em 2022, a principal marca esportiva americana aparece na 49ª posição, duas atrás da que obteve na edição de 2021 do ranking. A Nike está avaliada em US$ 33,176 bilhões, o que representa um aumento de 9% em relação ao ano passado.
Principal concorrente, a Adidas é a segunda do segmento esportivo a figurar no ranking, em 130º lugar, quatro posições abaixo do que havia obtido em 2021.
A Apple manteve o título de marca mais valiosa do mundo, com um aumento de 35% no ano e valor de US$ 355,1 bilhões, o maior já registrado pela empresa. Amazon e Google também tiveram crescimento, mantendo a segunda e a terceira posições, respectivamente.
No cenário internacional, o TikTok foi considerado a marca que mais cresce, com um aumento de 215% no seu valor de mercado, passando de US$ 18,7 bilhões para US$ 59 bilhões. A empresa chinesa de compartilhamento de vídeos curtos ficou em 18º lugar entre as 500 marcas mais valiosas do mundo.
Neste contexto, a Brand Finance acredita que as parcerias estratégicas da rede social, como o patrocínio da Euro 2020, expuseram o TikTok a faixas etárias fora da sua base original de fãs na Geração Z.