A Nike realizou um megaevento que durou praticamente o dia inteiro no último sábado (4) dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo, o mais frequentado do Brasil e da América Latina. Desde cedo, uma série de ativações foram promovidas em parceria com a Urbia, atual gestora do parque, para celebrar os 50 anos da marca e entregar oficialmente à população da capital paulista diversas melhorias nas quadras existentes dentro do espaço que compõe o famoso “Ibira”. Em dezembro do ano passado, o Grupo SBF, que detém Nike e Centauro, havia anunciado aporte aos Parques Ibirapuera e Villa-Lobos.
Pela manhã, uma apresentação foi organizada no Planetário. Com o casal de jornalistas Felipe Andreoli e Rafa Brites como mestre de cerimônias, passaram pelo “palco” do espaço para falar sobre a relação com a marca atletas como Paulo André (atletismo), Fabiana Murer (atletismo), Andressa Alves (futebol) e Janeth Arcain (basquete), além de responsáveis por projetos sociais apoiados pela Nike, como Neide Santos (Vida Corrida) e Sandro “Testinha” Soares (Social Skate). Por parte da empresa falaram Karsten Koehler (diretor geral da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil), Bruno Teixeira (gerente sênior de propósito da Fisia) e Gustavo Viana (diretor de marketing da Fisia).
A marca falou de seus três pilares, conhecidos internamente como PPP (People, Planet e Play) e demonstrou a preocupação social cada vez maior implantada dentro da empresa. Hoje, a Nike possui diversas parcerias com projetos sociais voltados a minorias (como Casa Florescer, Nix Diversidade, Vida Corrida e Social Skate), ensino (como o CIEE) e sustentabilidade (como SOS Amazônia, Associação Onçafari e Instituto Esporte e Educação).
“Temos o propósito de olhar pela diversidade, a equidade e a inclusão. O propósito é o mais coletivo de todos os esportes, e não temos dúvidas do poder do esporte para mudar o mundo. Cada criança, por exemplo, tem o direito de aprender a gostar de esporte, pois uma criança que se move, move o mundo”, destacou Bruno Teixeira.
Em outros pontos do parque, a marca entregou duas novas quadras de areia para a prática de modalidades inéditas no parque, como futevôlei, vôlei de praia e beach tennis, além da reforma das duas quadras de basquete e novas benfeitorias no campo de futebol society, que já havia sido reformado pela própria Nike em 2017. O skate park e um espaço multiesportivo serão finalizados no segundo semestre. Entre os atletas que passaram por lá também estiveram Marquinhos (basquete), Tatiele Carvalho (atletismo), Rosamaria (vôlei), Fernanda Garay (vôlei), Yuri Alberto (futebol) e Bebeto (futebol) entre outros.
“Ao longo dos últimos 50 anos, a Nike sempre defendeu os atletas e o esporte, e seguiremos fiéis a esse princípio. Mas esse não é um momento de olhar só para trás: é um momento para buscar inspiração no nosso passado e ressignificar o esporte para uma nova geração. Os novos equipamentos esportivos são resultado de uma parceria que visa incentivar que a prática esportiva se torne um hábito diário na vida das pessoas. O Ibirapuera já é um polo esportivo muito importante para a cidade, e queremos contribuir para que seja ainda mais frequentado pelos amantes de esporte”, comentou Gustavo Viana.
Além das inaugurações oficiais, diversas atividades gratuitas e abertas ao público aconteceram ao longo do dia, como treinos de futebol masculino e feminino, jogos de basquete, sessões de ioga e dança, corridas, treinos de futevôlei, jogos de vôlei de praia e beach tennis, e ainda bate-papos sobre futebol e diversidade e inclusão no esporte, e oficinas de customização de camisetas e grafite. No início da noite, um show com a cantora Luísa Sonza encerrou o dia de atividades.
A partir do segundo semestre, a Nike passará a organizar uma série de atividades esportivas gratuitas no parque e ainda terá uma loja voltada, em especial, para o running. Nesse segmento, inclusive, a marca pretende realizar ativações mensais, retomar o antigo Nike Running Club e, de um modo geral, se reconectar com os corredores após cerca de dois anos sem nenhuma ação concreta por conta da pandemia.
Ainda no segundo semestre, a Nike também terá como foco o futebol, em especial a Copa do Mundo e a seleção brasileira, patrocinada pela marca desde meados da década de 1990. A empresa lançará a camisa que será usada no Mundial pelo time comandado por Tite, junto de uma coleção com peças de vestuário que promete uma série de novidades.
“A camisa da seleção brasileira fará parte de um lançamento mundial da marca para todas as seleções patrocinadas que estarão na Copa. Mas a Nike global decidiu dar uma atenção especial para o Brasil neste ano, então teremos muitas novidades vindo aí”, resumiu Gustavo Viana, em entrevista à Máquina do Esporte.