Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Olimpíada

Pequim 2022 veta presença de turistas e exige quarentena de atletas

Jogos de Inverno decidiram afrouxar regras para ter torcida, mas farão maior controle dos atletas

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 30/09/2021, às 09h07 - Atualizado às 09h17

Jogos de Pequim 2022 terão presença de público após portões fechados em Tóquio 2020 - Divulgação
Jogos de Pequim 2022 terão presença de público após portões fechados em Tóquio 2020 - Divulgação

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 determinou que o evento será fechado para turistas estrangeiros e que regras mais rígidas em relação à vacinação dos atletas serão impostas.

Apenas moradores da China continental poderão acompanhar as disputas, ao passo que os atletas terão de estar vacinados ou, então, terão de cumprir uma quarentena de 21 dias ao chegar em Pequim.

As decisões foram tomadas após uma reunião da Diretoria Executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada nesta quarta-feira (29). Os Jogos Olímpicos de Inverno serão disputados entre 4 e 20 de fevereiro de 2022, enquanto os Paralímpicos serão de 4 a 13 de março.

Os ingressos serão vendidos exclusivamente para espectadores residentes na China continental e que atendam aos requisitos das medidas chinesas contra a Covid-19. Essas exigências ainda estão sendo discutidas pelo COI e pelos organizadores, e serão anunciadas em breve.

Assim como nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, não haverá permissão para convidados dos comitês internacionais em Pequim. Assim, mais uma vez patrocinadores terão restrições para realizar quaisquer ações, que ficarão restritas aos fãs que moram na China.

De 23 de janeiro até o final dos Jogos Paralímpicos, um sistema de gestão em malha fechada será implementado na China para garantir a entrega segura dos Jogos. Esse sistema de gerenciamento de circuito fechado cobrirá todas as áreas relacionadas aos Jogos, incluindo chegada e partida, transporte, acomodação, alimentação, competições e as Cerimônias de Abertura e Encerramento.

Dentro do circuito fechado, os participantes poderão se mover apenas entre as instalações relacionadas aos Jogos para treinamento, competições e trabalho. Um sistema de transporte dedicado aos Jogos será implementado, e todos os participantes dos Jogos e os trabalhadores que estão no sistema de gerenciamento de circuito fechado estarão sujeitos a testes diários de Covid-19.

A decisão foi tomada depois da revelação de que o número de pessoas contaminadas com a doença em Tóquio foi maior do que aquele divulgado oficialmente.

 “O COI e o IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês) acolhem com agrado a decisão de permitir a venda de ingressos para espectadores que residem na China continental. Isso facilitará o crescimento dos esportes de inverno na China, proporcionando a esses espectadores uma experiência olímpica e paralímpica em primeira mão dos esportes de inverno de elite, além de trazer uma atmosfera favorável às instalações”, disseram as duas entidades, em comunicado oficial.