O Ibope Repucom divulgou a pesquisa Sponsorlink, especializada em perfil e comportamento dos fãs de esporte no país, que revelou o mais recente estudo sobre surfe, realizado em novembro de 2021. A análise mostra que o esporte bateu 45,3 milhões de fãs no país. Em 2013, esse número era pouco maior que 14 milhões.
O aumento se deve em grande parte pela estreia do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio e pelo sucesso da chamada “Brazilian Storm”, com resultados expressivos em todas as competições da elite da modalidade. De acordo com a pesquisa, o perfil do fã é de 18 a 39 anos, faixa etária que representa 58% dos fãs do surfe. A pesquisa perguntava se a pessoa era “muito interessada”, “interessada” ou, ao menos, “um pouco interessada” no esporte.
“A estreia do surfe e a medalha de ouro de Ítalo Ferreira nos Jogos Olímpicos de Tóquio certamente contribuíram para este resultado histórico para o esporte no país. Mas é importante ressaltar que o crescimento de 15 pontos percentuais no volume de fãs foi construído na última década pelos títulos de atletas brasileiros no circuito mundial da WSL [World Surf League]”, explicou Arthur Bernardo Neto, diretor de desenvolvimento de negócios do Ibope Repucom.
“Nos últimos oito anos, dos sete campeonatos mundiais realizados, cinco deles foram vencidos por brasileiros. Portanto, o volume de fãs, a performance esportiva e a quantidade de atletas de ponta fazem do surfe uma das principais plataformas de patrocínio da atualidade”, acrescentou o executivo.
Maior pesquisa especializada em esportes do mundo, a Sponsorlink é uma solução do Ibope Repucom que reúne informações sobre hábitos, atitudes sobre patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de campeonatos e modalidades esportivas. Em novembro do ano passado, a pesquisa ouviu 109,8 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais.