Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Universo gamer

Startup BDS lança primeira academia gamer gratuita do Brasil no RJ

BDS Academy ocupa uma área de mais de 2.800m² no Centro de Convenções Riocentro, na capital fluminense

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 01/10/2021, às 16h10 - Atualizado em 02/10/2021, às 11h30

BDS Academy aglutina marcas como LG, TheLed, Corsair, Redragon, Xbox, Red Bull e IGG Games - Ulisses Dumas / BDS
BDS Academy aglutina marcas como LG, TheLed, Corsair, Redragon, Xbox, Red Bull e IGG Games - Ulisses Dumas / BDS

A startup Beyond Digital Sports (BDS) lançará, no final deste mês, uma academia gamer que promoverá inúmeras capacitações gratuitas a jovens interessados no segmento de games e e-Sports. Criada em 2016, a empresa tem como propósito democratizar e profissionalizar o setor, além de utilizá-lo como um vetor de transformação social.

Batizado de BDS Academy, o espaço é resultado de uma parceria entre a startup e a multinacional francesa GL Events, e ocupa uma área de mais de 2.800m² no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). Outros ambientes do complexo, como o Anfiteatro e a Arena Jeunesse, serão utilizados em eventos, shows e atividades que exijam um público maior.

De acordo com a BDS, a ideia de uma academia gamer já vinha sendo desenvolvida há mais de quatro anos em Salvador (BA). Alguns dos idealizadores foram sócios de uma iniciativa anterior, com outro parceiro, na Arena Fonte Nova, mas se desligaram para focar em um novo modelo híbrido de negócio, que é o utilizado pela BDS. Atualmente, o projeto aglutina marcas como LG, TheLed, Corsair, Redragon, Xbox, Red Bull e IGG Games.  

Segundo os idealizadores Lukas Walter (LKZ) e Waldo Souza (DRK), a BDS Academy concretiza fisicamente o modelo inédito de negócio que a startup adotou para estruturar e operar ao mesmo tempo oito temas considerados essenciais por eles para o mundo gamer:

  • BDS Arena - Realização de torneios e campeonatos
  • BDS Shows - Produção, promoção e desenvolvimento de eventos e shows
  • BDS Squads - Desenvolvimento e apoio a equipes e atletas de e-Sports
  • BDS Idols - Promoção e gestão de carreira de influenciadores
  • BDS Labs - Fomento de tecnologia criativa
  • BDS Store - Comercialização e exposição de produtos e serviços
  • BDS Creative - Produção de conteúdos audiovisuais
  • BDS Health - Saúde mental e física no ecossistema gamer

“Tanto por nosso DNA tecnológico quanto pela imposição da pandemia, redesenhamos todo o projeto e as atividades no modelo 100% digital. Até o momento, realizamos 25 competições, distribuindo R$ 50 mil em premiações e incentivando 8 mil jogadores amadores. Produzimos 600 horas de conteúdos (lives, podcasts, ativações e streamings), gerando 215 mil views em nossas redes sociais. O projeto da BDS mobiliza mais de 40 influenciadores e 800 mil seguidores, todos organicamente engajados com nossas produções digitais”, contou LKZ.

“A BDS Academy foi milimetricamente planejada pela BDS para oferecer experiências de alto nível e inusitadas em um só lugar. Temos novas tecnologias, aprendizagem aplicada às demandas do mercado gamer, debates sobre bem-estar da família, competições em parcerias com publishers mundiais e ambientes criativos para mera diversão”, destacou DRK.

A partir de agora, a BDS participará ativamente dos eventos realizados no Riocentro. Em dezembro, terá um estande de 300m² na tradicional Feira da Providência, em sua edição especial de 60 anos, como destaque de inovação na área de games e e-Sports.

O objetivo da startup é expandir a ideia por todo o país. Outra unidade, em versão menor de 850m², já está sendo montada no Centro de Convenções Salvador, em Salvador (BA). O espaço também é gerenciado pela francesa GL Events, e a inauguração para o público deve acontecer assim que os órgãos locais de saúde autorizarem.