Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Prêmio Máquina

Prêmio Máquina: Conheça os finalistas em Publicidade

Redação Publicado em 02/06/2021, às 11h40

Imagem Prêmio Máquina: Conheça os finalistas em Publicidade

O Prêmio Máquina do Esporte apresenta os finalistas da categoria Ação de Publicidade. Os cinco cases que chegam à fase decisiva do prêmio tiveram como motivação ações de mídia para engajar fãs, ativar patrocínio e, claro, gerar vendas. As ações escolhidas vão desde o patrocínio às transmissões esportivas, lançamento de camisas de times até aquelas envolvendo clientes de patrocinadores.

Com o patrocínio da Casa de Apostas e o apoio da LiveSports, o Prêmio Máquina do Esporte, primeira premiação do gênero já feita na indústria esportiva brasileira, colocará em breve para votação os 35 cases finalistas. A cerimônia de divulgação dos vencedores acontecerá no dia 28 de junho, em evento que será transmitido pela LiveSports nos canais da Máquina do Esporte.

Confira a seguir quem são os finalistas na categoria Ação de Publicidade.

Prêmio Máquina do Esporte acontece no dia 28 de junho
Divulgação

Oakberry na transmissão do Super Bowl na ESPN

A Oakberry precisava comunicar o público que acompanha a NFL que ela era a primeira marca brasileira a estar dentro do Super Bowl, já que havia um quiosque da empresa dentro do estádio onde aconteceu o jogo de 2020. Para atender à demanda, a ESPN decidiu fazer uma interação entre os apresentadores no estúdio em São Paulo e a equipe que estava ao vivo no Hard Rock Stadium. Todos interagiram com um açaí Oakberry na mão para fazer a gravação, que foi feita poucos minutos antes de entrar no ar e assegurar que o açaí estivesse gelado. O fã que acompanhava o jogo foi convidado a comprar o açaí, e a Oakberry renovou o patrocínio à transmissão da NFL na ESPN para 2021.

Plataforma Clear Bora Jogar de Futebol Feminino

A dificuldade para a prática de futebol feminino motivou a Clear a criar uma plataforma para incentivar meninas a praticarem o esporte. Com a pandemia, o cenário que era difícil ficou ainda pior. A ideia da marca foi criar o “Bora Jogar”, uma plataforma digital para especialização ou aprendizado de técnicas de futebol, através de vídeo-aulas comandadas por especialistas no tema. Para isso, foi criada uma estratégia que gerasse lembrança de marca ao mesmo tempo que engajasse o público. A primeira ação foi usar o maior ícone do futebol feminino para divulgar o projeto. Numa ação de RP, Marta, a maior jogadora da história, afirmou que pensava em mudar de carreira e virar treinadora. O lançamento da ideia veio numa entrevista dentro do programa Bolívia Talk Show, do canal Desimpedidos, em 8 de outubro, e foi reforçada no dia 15, quando a própria Marta postou um feed em seu Instagram insinuando isso. No dia 18, uma matéria especial foi veiculada no Esporte Espetacular em que Marta “explicou” o que queria dizer ao falar que seria “treinadora de toda uma geração de mulheres pelo Brasil”. A partir disso que foi lançada a plataforma Clear Bora Jogar, com um alcance de mais de 4,5 milhões de pessoas pelo país entre a ação na TV (2 milhões de pessoas), com influenciadores (1,4 milhões likes e 10 mil comentários de apoio e engajamento em volta da plataforma), além de mais de mil horas de conteúdo assistido dentro da própria Clear Bora Jogar.

Lançamento das camisas do Palmeiras pela Puma

Em 2020, a Puma e o Palmeiras lançaram uma camisa inspirada na certidão que o imigrante italiano recebia ao chegar no Brasil no início do século XX, uma homenagem direta à fundação, por imigrantes italianos, do clube. Mas, para não reduzir a iniciativa ao descendente de italiano, a marca criou uma ação para mostrar que o sentimento palestrino se espalhou pelo país inteiro e tomou muitas formas, muitas cores e muitos rostos diferentes. Então, ainda que resgatando as origens do clube, a empresa tentou mostrar como esse sentimento se diversificou e se espalhou por todo país ao longo desses mais de 100 anos de história. Em vez de construir uma campanha pautada no tema "Imigrantes Italianos", o foco foi para a palavra "Imigrante". Através do conceito "Uma Camisa com História", o filme de lançamento da Camisa I teve torcedores de todos os cantos do Brasil vestindo a camisa e mostrando que essa história foi vivida por todos eles da mesma forma. No lançamento da Camisa III, o filme mostrava que essa história se renova a cada ano, através da frase "Nossa História não se Apaga". E, por fim, a jornada de lançamentos foi encerrada com o filme "A gente viu História", lançado logo após a conquista da Taça Libertadores, em que mostramos como todos esses torcedores, ainda que longe do epicentro paulista do clube, viveram a conquista continental. A ação gerou engajamento de 25% nas redes sociais da Puma, tendo alcance de 1,9 milhões de pessoas (aumento de 51% em relação à média), aumento de 40% nas impressões, aumento de 38% nas visualizações do produto e de 25% do engajamento nas redes sociais da Puma. No fim, houve aumento de 12% nas vendas do uniforme número 1 e de 196% da receita de vendas da camisa 3 em relação ao ano anterior.

Continental Pneus e motoristas na final da Copa do Brasil

Patrocinadora da Copa do Brasil, a Continental decidiu homenagear motoristas de aplicativos na final do torneio, disputada em março de 2021. Por conta dos estádios vazios, a empresa selecionou dois motoristas para levar Dinho, ídolo do Grêmio, e Zé Roberto, do Palmeiras, que precisavam ir ao estádio para levar a taça da Copa do Brasil ao campo a convite da CBF. Já no estádio, os motoristas foram convidados para ajudar os ídolos a ajudar os ídolos nessa tarefa. A ação foi gravada e gerou um vídeo tendo os motoristas como personagem. No Youtube da Continental, o vídeo passou de 2,5 milhões de visualizações. Nas redes sociais, a campanha foi compartilhada por influenciadores, dando ao vídeo um alcance de mais de 100 mil contas únicas no Instagram e mais de 4 mil interações no Twitter. Além disso, a empresa fez uma ação promocional em que garantiu 10% de desconto na troca de pneus ou na troca dos 4 pneus oferecendo alinhamento gratuito.

Relançamento do Programa de Sócio-Torcedor do Flamengo

O Flamengo iniciou 2020 com a ideia de relançar seu programa de sócio-torcedor. Lançado em 2013, o Nação Rubro-Negra teve o nome encurtado para “Nação”, e uma campanha de mídia foi criada para encorajar o torcedor a se associar ao clube. O comercial desenvolvido traz na sua essência o sentimento de pertencimento e paixão, mostrando que o Flamengo tem torcedores apaixonados em todo o Brasil e em todo o mundo. O conceito central foi mostrar que nós “Somos uma Nação”. O comercial foi o pilar principal para comunicar o reposicionamento do programa, com todas as suas atualizações e, a partir disso, passou a angariar novos filiados em diferentes regiões.