A empresa norte-americana especializada em dados de patrocínio SponsorUnited divulgou um estudo que revela que as receitas de patrocínio das equipes esportivas dos Estados Unidos ultrapassaram US$ 6,7 bilhões (equivalente a R$ 32,86 bilhões, na cotação atual) em 2023. Esse valor representa um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior para as principais ligas profissionais do país.
O estudo destaca um aumento de 23% na receita de patrocínio das equipes da Major League Baseball (MLB), impulsionado principalmente pela introdução de acordos para patrocínios nas camisas. As franquias da National Basketball Association (NBA) também se beneficiaram com patrocínios nas regatas, com 25 das 30 equipes arrecadando US$ 216 milhões ao longo da temporada 2022/2023.
A Women’s National Basketball Association (WNBA) superou outras ligas esportivas femininas ao garantir o maior número de acordos de patrocínio, superando a liga mexicana (Liga MX Femenil) e a National Women’s Soccer League (NWSL).
A Coca-Cola estabeleceu o maior número de acordos de patrocínio com propriedades esportivas globais, totalizando 938, enquanto a Nike firmou o maior número de acordos com atletas, somando 280.
É interessante observar que, apesar do “efeito Messi”, a Major League Soccer (MLS) não contribuiu efetivamente para o aumento dos números de contratos de patrocínio, o que sugere que a presença do astro argentino beneficia mais especificamente o Inter Miami.
Estratégia
A introdução de patrocínios nas camisas da MLB, considerada a terceira liga mais popular dos EUA (atrás da NBA em segundo e da NFL em primeiro) impulsionou consideravelmente as receitas das franquias, atingindo US$ 129 milhões em toda a liga. No momento, 14 times ainda não venderam os espaços, o que deve abrir oportunidades para ganhos adicionais no próximo ano.
O aumento na participação e no comparecimento dos fãs aos estádios foi apontado como um fator-chave para o aumento nos ganhos com patrocínio na MLB, com um crescimento de 9,6% no comparecimento durante a temporada regular em comparação com o ano anterior.
Além disso, a SponsorUnited destacou um aumento significativo nos acordos comerciais para as ligas esportivas femininas, que cresceram 35% em relação ao ano anterior.
O estudo ainda ressaltou a possibilidade dos acordos para patrocínios nas camisas chamarem a atenção da National Football League (NFL), que ainda não abriu esse tipo de iniciativa para suas franquias. Uma estimativa feita pela plataforma de valoração de patrocínio Turnstile, em setembro, indicou que a NFL poderia obter até US$ 673 milhões em receitas, caso introduzisse um programa desse tipo.