Rio de Janeiro receberá Mundiais de park e street em 2022

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a Plataforma Skate Total Urbe (STU) divulgaram, nesta segunda-feira (2), que os Campeonatos Mundiais de park e street serão realizados no Brasil em 2022. Os eventos são considerados os mais importantes da temporada e cruciais na corrida olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O anúncio oficial foi realizado pela World Skate, entidade que comanda a modalidade.

“Com dois Campeonatos Mundiais – para o street e para o park –, a World Skate está feliz de ter no Rio de Janeiro a verdadeira casa dos melhores skatistas do mundo. Nós estamos muito orgulhosos de premiar com dois eventos tão importantes o Rio e, claro, o Brasil, um dos mais relevantes países na comunidade do skate”, afirmou Sabatino Aracu, presidente da World Skate.

“No Rio, os skatistas competirão pelo título oficial de campeão mundial e ao mesmo tempo somar pontos importantes pensando nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, seguindo o sistema classificatório recentemente aprovado pelo COI”, acrescentou o dirigente.

As duas competições serão realizadas pelo STU na Praça Duó, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro), em outubro. Os eventos acontecerão em sequência. Entre os dias 2 e 9 de outubro será a vez do Mundial de park. E de 9 a 16 entra em cena o Mundial de street.

“Mais uma vez, o Brasil se tornará a casa do skate mundial, assim como já aconteceu em 2019. É uma dupla conquista para o skate brasileiro. Tanto institucional, pelo fortalecimento da CBSk, quanto para os próprios skatistas, que poderão competir com o apoio da torcida brasileira”, disse Eduardo Musa, presidente da CBSk.

“Agradecemos muito o voto de confiança da World Skate em mais essa ação nossa em parceria com o STU, que tem sido fundamental na consolidação dos eventos da corrida olímpica do skate no Brasil”, completou o dirigente.

São Paulo já havia sido sede do Mundial de park e de street em 2019, competições que valeram pontos para a classificação dos atletas para Tóquio 2020, competição que foi realizada em 2021, na estreia do skate nos Jogos Olímpicos.