Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Beisebol

San Diego Padres fecha com Motorola e é primeira franquia a ter patrocínio de camisa na MLB

Autorização da liga para acordos de patrocínio nos uniformes foi concedida para a temporada 2023

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 20/04/2022, às 11h00

Multinacional do setor de telecomunicações Motorola estampará camisa do San Diego Padres a partir de 2023 - Matt Thomas / San Diego Padres
Multinacional do setor de telecomunicações Motorola estampará camisa do San Diego Padres a partir de 2023 - Matt Thomas / San Diego Padres

O San Diego Padres se tornou a primeira franquia da Major League Baseball (MLB) a fechar um patrocínio de camisa. O acordo foi assinado com a multinacional do setor de telecomunicações Motorola, que também será parceira de apresentação do Hall da Fama da equipe, incluindo exibições de tecnologia interativa e integração de produtos em toda a exposição.

Pelo acordo, a empresa ainda ganhará exposição em todo o Petco Park, estádio em que os Padres mandam seus jogos na MLB, além do status de parceria oficial de smartphones da franquia de San Diego.

Segundo o site SportBusiness, o contrato foi fechado por US$ 10 milhões anuais. A duração do acordo, porém, não foi revelada, sendo divulgada apenas como “plurianual”.

Vale destacar que, apesar de já assinado, o contrato com a Motorola só será visto em campo na temporada 2023, quando a MLB permitirá patrocínios de camisa pela primeira vez na história. A possibilidade de aportes nos uniformes ronda a liga americana de beisebol desde junho de 2020, quando a pandemia de Covid-19 derrubou o faturamento das franquias, e dinheiro vindo de patrocinadores começou a ser visto como uma oportunidade única para ajudar as equipes. No entanto, a autorização foi assinada apenas no mês passado e não valerá para a temporada 2022, que teve início há cerca de duas semanas.

Para se ter uma ideia do incremento financeiro da entrada de patrocinadores nas camisas, estima-se que tais acordos podem gerar US$ 11 milhões em valor de marca por equipe da MLB a cada temporada, número maior do que na NBA, por exemplo. A análise foi divulgada em um estudo feito pela Nielsen em 2019.

“A Motorola e os Padres compartilham o compromisso e a paixão pela criação de experiências significativas para o consumidor. Estar presente na camisa do San Diego Padres é um momento emocionante e crucial para a marca Motorola e nossa linha de produtos inovadora, e estamos entusiasmados em nos conectar com os Padres e os fãs de beisebol de todo o mundo por meio desta parceria inédita na MLB”, celebrou Rudi Kalil, vice-presidente e gerente geral da Motorola na América do Norte.

“Estamos entusiasmados em fazer parceria com uma marca inovadora por excelência como a Motorola para trazer tecnologia, design e desempenho de ponta ao Petco Park. O logotipo icônico da Motorola na nossa camisa é um alinhamento perfeito com nossa marca Padres, e estamos ansiosos para nos unir para proporcionar uma ótima experiência para os nossos fãs”, destacou Erik Greupner, CEO do San Diego Padres.

Pelo lado da Motorola, o acordo na MLB se soma a um portfólio de parcerias que inclui outras franquias das principais ligas americanas. A lista ainda conta com Milwaukee Bucks e Indiana Pacers (NBA) e Chicago Fire (MLS).