A plataforma de atividades físicas Strava fechou um acordo de três anos com a Amaury Sport Organization (ASO), organizadora do Tour de France (masculino) e do Tour de France Femmes avec Zwift (feminino). A partir deste ano, todo o conteúdo e as atividades dos ciclistas que participam das duas provas serão enviados para a plataforma.
De acordo com o Strava, muitos dos principais atletas do Tour de France já fazem parte da base de 99 milhões de usuários do aplicativo, com quase três quartos dos participantes da prova em 2021 carregando seus dados na plataforma. O acordo serve para consolidar o relacionamento do Strava com a prova mais importante do ciclismo mundial, além de fortalecer os laços entre ciclistas profissionais e amadores.
A parceria gerará novos conteúdos para complementar os canais de transmissão digitais e sociais existentes do Tour de France. A partir das corridas deste ano, dados e conteúdo serão adicionados a espaços dedicados na plataforma Strava, ajudando os fãs a entender mais sobre a corrida e permitindo que eles se comparem aos melhores ciclistas do mundo.
“Estamos muito felizes e honrados em fazer parceria com o Strava, a maior comunidade esportiva do mundo. O Strava ajudará os fãs de ciclismo a se aproximarem do Tour de France e do Tour de France Femmes avec Zwift e descobrir novas rotas para futuros desafios inspirados nos maiores ciclistas do mundo. Compartilhamos com a Strava a paixão pelo ciclismo e trabalharemos juntos para seu desenvolvimento entre homens e mulheres”, declarou Yann Le Moënner, CEO da ASO.
O acordo ainda é visto como especialmente importante para aumentar o interesse pelo ciclismo feminino antes do Tour de France Femmes inaugural, que será realizado em 2022. A parceria com o Strava também inclui o L’Étape du Tour de France, evento de participação em massa de um dia que segue um percurso percorrido pelos profissionais e que já é realizado no Brasil desde 2015.
“Estamos entusiasmados em fazer um compromisso de longo prazo com o Tour de France e o Tour de France Femmes avec Zwift e fornecer à nossa comunidade global de atletas uma nova maneira de acompanhar a ação das corridas icônicas dentro do Strava. Estamos comprometidos em promover a equidade e a inclusão no esporte, e acreditamos e apoiamos fortemente o futuro do ciclismo feminino”, afirmou Michael Horvth, cofundador e CEO do Strava.
“O Tour de France é o evento esportivo anual mais assistido do mundo, e três quartos do pelotão compartilharam suas atividades no Strava no ano passado. Essa parceria e eventos futuros no Strava permitirão que mais ciclistas, incluindo o pelotão feminino, se envolvam com ciclistas de todo o mundo de novas maneiras e inspirem outros, independentemente de gênero, idade ou onde morem”, completou o executivo.