João Fonseca está confirmado na chave de simples da 12ª edição do Rio Open, que será disputada entre 14 e 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ). Atual número 43 do ranking mundial e número 1 do Brasil, Fonseca retornará pela quarta vez ao torneio que marcou sua estreia como profissional.
Aos 18 anos, o carioca conquistou seu primeiro título de nível ATP em Buenos Aires (Argentina), tornando-se o mais jovem brasileiro a vencer um torneio na Era Aberta. Ele também venceu o Next Gen ATP Finals, disputado em Jedá, e os challengers de Phoenix, Camberra e Lexington.
Trajetória
Em seu segundo ano como profissional, Fonseca participou dos quatro Grand Slams da temporada. Passou pelo qualifying no Australian Open e venceu Andrey Rublev, então número 9 do mundo, na estreia da chave principal. Chegou à terceira rodada em Roland Garros e Wimbledon, e à segunda rodada no US Open.
A relação de João com o Rio Open começou ainda na infância, como espectador na primeira edição do torneio, em 2014. Em 2022, foi sparring oficial e, no ano seguinte, recebeu convite para disputar a chave principal.
No ano passado, avançou até as quartas de final, superando Arthur Fils e Cristian Garin, resultado que influenciou sua decisão de seguir no circuito profissional. Em 2025, acabou eliminado logo na estreia.
“O Rio Open é um torneio muito especial para mim, que representa diferentes experiências na minha vida. Já fui como torcedor, como sparring, foi onde joguei meu primeiro ATP”, lembrou Fonseca.
“Criei muita vivência vendo grandes jogadores e tênis de alto nível de perto, e foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou animado para disputar mais uma edição em casa, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira”, completou.
Expectativa
Luiz Carvalho, diretor do torneio, comemorou a confirmação do principal nome do tênis masculino do Brasil na atualidade.
“A história do João se mistura com a do Rio Open. Ele iniciou a carreira aqui e nos acompanha desde a primeira edição”, destacou Carvalho.
“É raro um jogador ter a oportunidade de disputar um ATP 500 praticamente no quintal de casa. Vivemos um momento especial e gratificante com o João impulsionando ainda mais o esporte, em uma fase de ascensão tanto do Rio Open quanto do tênis no país”, acrescentou.
João Fonseca se junta ao italiano Lorenzo Musetti, atual número 9 do mundo e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, como os dois primeiros nomes confirmados para o Rio Open 2026.
Informações sobre pré-venda e venda geral de ingressos serão divulgadas em breve nos canais oficiais do torneio.