A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgou, nesta terça-feira (24), a lista oficial de tenistas que participarão da nona edição do Rio Open, marcada para o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), entre 18 e 26 de fevereiro. Para alegria dos fãs, o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo e atual campeão do torneio, está confirmado.
Além dele, também estarão presentes no Rio Open o britânico Cameron Norrie (12º do mundo), o italiano Lorenzo Musetti (19º) e mais três ex-campeões: o argentino Diego Schwartzman (26º), o sérvio Laslo Djere (68º) e o austríaco Dominic Thiem (6º, ranking protegido).
A edição de 2023 também marcará a primeira vez desde 2017 que o Rio Open contará com quatro brasileiros na chave principal. Os três convites ficaram com Mateus Alves (vencedor da Maria Esther Bueno Cup), Thomaz Bellucci (que fará a despedida do tênis profissional no torneio) e o jovem João Fonseca (premiado com uma vaga por meio da parceria com a IMG). Além deles, Thiago Monteiro, atual 77º do mundo, garantiu lugar de maneira direta.
“Esse ano tem tudo pra ser uma edição única com momentos de grande emoção. Será a primeira vez com a presença de um número 1 do mundo desde o Nadal em 2014. Teremos um recorde de brasileiros na chave com a despedida do Bellucci, a estreia do João Fonseca em torneios ATP, além do Thiago Monteiro, Mateus Alves, Rafael Matos, Marcelo Melo, Marcelo Demoliner [os últimos três nas duplas] e outros a serem convidados”, destacou Luiz Carvalho, diretor do torneio.
“E ainda teremos em quadra os campeões das últimas cinco edições do Rio Open e grande especialistas de saibro, como Thiem, Schwartzman, Djere, Garin [chileno que terá que passar pelo qualifying] e Alcaraz. Tem tudo para ser mais um Rio Open de arrepiar”, completou o dirigente.