A 11ª edição do Rio Open já tem um pôster oficial. Produzida pelo artista Luiz Zerbini, a obra conta com um sol amarelo fluorescente flutuando como uma bola de tênis sobre o mar no verão do Rio de Janeiro (RJ). O maior torneio de tênis da América do Sul será disputado no Jockey Club Brasileiro, na capital fluminense, entre 15 e 23 de fevereiro.
O pôster traz características da carreira do artista, conhecido por explorar a relação entre natureza e urbanidade em suas obras. A imagem feita por Zerbini, apontado como o carioca do ano de 2024 nas artes plásticas, ilustrará os artigos oficiais do Rio Open 2025.
“Quis fazer um sol amarelo fluorescente flutuando como uma bola de tênis sobre o mar no verão da Cidade Maravilhosa. Minha ideia foi mandar uma bola forte e profunda com efeito, provavelmente topspin, e correr para a rede para matar o ponto”, afirmou o artista.
Aos 65 anos, ele é um dos expoentes da Geração 80, movimento que marcou a transição para a arte contemporânea no Brasil. Sua produção, que abrange pintura, escultura, instalação, fotografia e até mesmo vídeos, é caracterizada por pinturas de grande escala e cores exuberantes, com incursões no abstracionismo geométrico.
Desde 2015, inspirado pela prática de Roland Garros de convidar artistas para criar suas peças oficiais, o Rio Open incorporou a tradição de selecionar um artista brasileiro por edição para desenvolver o pôster oficial do torneio, consolidando a conexão entre arte e esporte.
Ao longo dos anos, nomes como Toz, Daniel Azulay, Barrão, Carlos Vergara, José Bechara, Raul Mourão, Maxwell Alexandre e Anna Bella Geiger já assinaram a peça.
“Mais do que um torneio de tênis, o Rio Open celebra o encontro entre esporte, arte e cultura brasileira. Convidar Luiz Zerbini para esta edição reforça essa identidade multifacetada e destaca a rica produção cultural do país. Assim como os atletas nos inspiram dentro das quadras, artistas como ele nos inspiram fora delas, conectando o público à energia vibrante do Rio de Janeiro”, destacou Marcia Casz, diretora-geral do Rio Open.
Lista oficial
A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) divulgou, nesta terça-feira (21), a lista oficial de jogadores que disputarão o Rio Open 2025. Entre os principais nomes confirmados estão o alemão Alexander Zverev, atual número 2 do mundo, o dinamarquês Holger Rune e o italiano Lorenzo Musetti. O atual campeão, o argentino Sebastian Baez, tentará defender o título.
Entre os brasileiros, Thiago Wild está garantido na chave principal, assim como a sensação João Fonseca, que recebeu um convite da organização do torneio. Outro tenista nacional, João Lucas Reis, está classificado para o qualifying após conquistar o título da Procópio Cup, competição entre tenistas brasileiros disputada em dezembro do ano passado que premiou o vencedor com a vaga.