Pular para o conteúdo

Strava: Atletas se mantêm na corrida de rua graças à formação de comunidades

Em palestra no TS Summit, Rosana Fortes contou que o Brasil é um dos países mais engajados na plataforma de treinamento

Rosana Fortes, country leader no Strava, em palestra durante o TS Summit - Regi Andade/Máquina do Esporte

Rosana Fortes, gerente nacional do Strava no Brasil, em palestra durante o TS Summit - Regi Andrade / Máquina do Esporte

A porta de entrada no esporte, quando pensamos em modalidades com bastantes adeptos, como a corrida de rua, pode ser explicada pela responsabilidade de seguir um cronograma de treinamentos. Mas, segundo Rosana Fortes, gerente nacional do Strava no Brasil, há outra razão para manter esse público engajado em treinamentos e na participação em provas.

“Os atletas vêm para o esporte pelo compromisso assumido com a atividade física. Entram para uma assessoria esportiva e têm o direcionamento de treinos com uma planilha de corrida”, destacou a executiva, durante palestra no TS Summit, evento promovido pelo Ticket Sports, em São Paulo (SP).

“Mas o que segura essa gente [no esporte] é a comunidade”, acrescentou.

Segundo ela, o Strava, hoje, é um ponto de encontro para essas comunidades se comunicarem e interagirem. São 150 milhões de atletas cadastrados no aplicativo em 185 países pelo mundo. No Brasil, que se mantém como um dos mercados mais engajados, existem 23 milhões de adeptos do app.

“Mais de 6 bilhões de atividades são carregadas no aplicativo por ano. São 51 milhões de carregamentos por semana. Em poucos países ainda não temos a língua nativa”, contou Rosana, que recentemente liderou a tradução das funcionalidades do Strava para o bahasa, língua nativa da Indonésia.

Pesquisa

Na semana passada, o Strava lançou uma pesquisa de meio de ano sobre o esporte mostrando que houve um aumento de 109% de participação nos clubes de corrida criados dentro da plataforma. Entre os brasileiros, 76% dos corredores afirmam ter feito novos amigos ao participar desses grupos.

A iniciativa é cada vez mais comum dentro da comunidade dos corredores de rua. De acordo com o levantamento, houve um crescimento de 800% no número de clubes criados no Brasil.

“Temos muitos indicadores que mostram que as pessoas que treinam juntas estão propícias a treinar mais”, afirmou Rosana.

Houve um aumento médio de 40% na duração da atividade física quando é feita em grupos de dez pessoas ou mais.

“As atividades criadas dentro dos clubes têm engajamento maior”, constatou a executiva.

Geração Z

Os dados da pesquisa do Strava mostram que a Geração Z, apesar de hiperconectada, celebra cada vez mais os espaços de convivência ao vivo com suas comunidades, seja em festas, em shows ou em provas.

“A Geração Z está cada vez admirando mais esses momentos de conexão ao vivo. O dia da prova, esse momento de interação, é cada vez mais valorizado”, relatou Rosana.

Por conta disso, uma maneira para que organizadores de provas se conectem com esse público é a criação de clubes de corrida dentro do Strava, com informações sobre treinos e provas.

“Obviamente que é importante estar no Instagram. Mas o Strava é um público nichado. Quem está lá é o potencial consumidor de conteúdo da prova”, ressaltou a executiva, destacando a Fila como um exemplo de marca que tem atuado com sucesso utilizando as ferramentas do Strava.

“Criaram o evento da Maratona Fila e dão todas as informações sobre a prova por lá”, comentou Rosana.