A Ticket Sports divulgou a nona edição do estudo “Perfil do Atleta Brasileiro”, referente ao período de 2025/2026. A análise baseou-se em 2,9 milhões de inscrições vendidas e 3.512 eventos cadastrados na plataforma, revelando mudanças demográficas e comportamentais no mercado de eventos participativos, como o predomínio do público feminino e a redução da média de idade dos praticantes.
Em 2025, as mulheres representaram 52,4% do total de inscritos, ultrapassando os homens, que somaram 47,5%. O índice aponta um retorno aos patamares anteriores à pandemia e sugere um aumento no engajamento desse público.
Outro dado relevante é a queda da idade média dos participantes para 38 anos. A Geração Z aumentou sua participação, alcançando 18,9% do total de inscritos.
“Ao longo dos anos transformamos este em um setor que aprende, que faz perguntas e que busca evolução”, destaca Daniel Krutman, CEO da Ticket Sports.
“Este material é um raio X do comportamento de 3 milhões de inscrições e o mais rico dele não são os dados. É a história que conseguimos contar através da análise”, acrescenta.
O levantamento também mensurou o turismo esportivo. Cerca de 52% dos inscritos participaram de competições fora de sua cidade ou estado de origem. Regionalmente, o Sul apresentou um crescimento de 3,1% no volume de participantes.
No âmbito global, a plataforma registrou um aumento de 220% na base internacional em comparação a 2024, número que engloba tanto estrangeiros em provas no Brasil quanto brasileiros em eventos no exterior.
Negócios
O estudo trouxe dados sobre o comportamento de compra e receitas. As inscrições realizadas por meio de grupos esportivos tiveram um ticket médio de R$ 142,94, valor superior à média geral da plataforma, que foi de R$ 112,45.
Dos eventos cadastrados, 40% utilizaram módulos voltados para grupos, totalizando 145.525 inscrições por esse canal.
Entre as modalidades, a corrida de rua concentra 75,3% da receita de inscrições. O triatlo e eventos multiesportivos aparecem em segundo lugar, com 14,7%, seguidos pelo ciclismo e mountain bike, com 3,7%.
Pela primeira vez, o relatório incluiu uma análise sobre a grade de camisetas escolhidas pelos atletas, visando auxiliar organizadores no planejamento de produção e gestão de estoque.
As segundas e terças-feiras foram identificadas como os dias com maior volume de vendas, com pico de conversão entre 13h e 18h. A empresa mantém o foco na utilização dessas informações para o desenvolvimento do setor.
“Nosso foco continua em devolver ao mundo informação sobre comportamento do consumo esportivo. É uma obsessão. É munição para melhoria dos organizadores de eventos, patrocinadores, marcas envolvidas. Insights não faltam”, conta Krutman.
O estudo completo “Perfil do Atleta Brasileiro”, em sua versão 2025/2026, realizado pela Ticket Sports, pode ser baixado no site da empresa.
