A Hoka, marca de running de origem francesa e que no Brasil é gerida pelo Grupo Aste, apresentou o tênis que a própria fabricante considera como aquele que gera maior retorno de energia para os corredores na história da marca. Batizado de Cielo X1, o modelo foi desenvolvido com base em opiniões e dicas de atletas de elite da Hoka para que se tornasse um tênis “ultrapropulsivo”.
De acordo com a marca, além do impulso e da velocidade para alcançar melhores tempos, o principal objetivo do modelo é gerar confiabilidade e segurança para os corredores. Tecnologias de ponta e elementos de design característicos que suportam estabilidade e controle ao correr em altas velocidades foram incluídos na construção do tênis.
Características
O calçado foi criado com a integração de uma geometria avançada, tecnologia de placa e compostos de espuma, eliminando elementos que não melhoravam o desempenho. As inovações incluem um novo perfil rocker “exagerado”, Active Foot Frame assimétrico, placa de fibra de carbono dinâmica com asas e uma entressola esculpida de forma mais agressiva, com tudo se combinando com o intuito de criar uma corrida leve, rápida, dinâmica e estável.
A entressola do Cielo X1 utiliza um MetaRocker em estágio inicial, projetado para mover os corredores para frente na passada, enquanto a placa de fibra de carbono aprimorada captura o pé em velocidades mais altas, por meio de asas assimétricas que o envolvem medial e lateralmente. Com uma construção de entressola ProFlyX, a placa de carbono está aninhada entre duas camadas de espuma Peba responsiva, proporcionando o calçado com maior retorno de energia da marca.
A camada mais macia diretamente sob o pé oferece conforto, enquanto a camada inferior mais firme fornece uma fonte resiliente de potência, com geometria focada na velocidade incorporada em todas as partes do calçado. A cobertura estratégica de borracha, por sua vez, foi incorporada nas áreas de alta tração da sola para máxima durabilidade e controle.
Por fim, uma nova parte superior em malha engenhada tem o objetivo de gerar um ajuste leve e respirável que abraça o pé, enquanto a língua assimétrica em malha com gomos permite uma entrada mais fácil e um ajuste mais firme para a corrida.
Com peso de 210g (tamanho 38 feminino) e 264g (tamanho 42 masculino), altura de entressola de 40mm e drop de 7mm, o Cielo X1 recebeu aprovação da World Athletics, órgão que comanda o atletismo mundial.
O modelo já está disponível no e-commerce da marca e também nas lojas físicas localizadas no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo (SP), e no Barra Shopping, no Rio de Janeiro (RJ), assim como também estará no novo espaço no Shopping Morumbi, em São Paulo (SP), que será inaugurado nesta terça-feira (25). Assim como é o de maior retorno da história da marca, o Cielo X1 também é o mais caro, sendo comercializado por R$ 2.499,99.