Pesquisa: Ticket Sports constata queda na participação feminina em eventos esportivos no país

Pesquisa constatou queda na participação feminina em eventos esportivos nos últimos cinco anos - Divulgação / Ticket Sports

A participação feminina em eventos esportivos registrou queda no Brasil. É o que aponta uma pesquisa feita em janeiro deste ano pela plataforma de venda de inscrições Ticket Sports e divulgada nesta semana.

Em 2017, elas chegaram a representar 53% do total de inscritos em eventos esportivos diversos. Já em 2022, de acordo com as 3.030 respostas coletadas, a participação feminina foi de 45%. 

“Estamos pensando sobre questões como a participação feminina em eventos há muito tempo. Sempre conversamos com muitas mulheres e ouvimos algumas hipóteses sobre por que isso está acontecendo, mas essa é a primeira vez que temos dados em mãos. O objetivo do material é apresentar algo palpável para marcas e organizadores, e, claro, para nós mesmos”, afirmou Gabriela Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports. 

“As mulheres querem ser ouvidas, e os dados que coletamos nos ajudam a entender se há algo que pode ser feito para mudar esse cenário. Essas informações podem servir como uma oportunidade para que as marcas e os organizadores de eventos tornem o meio mais confortável e seguro para o público feminino se sentir cada vez mais motivado a ser parte do esporte”, disse Carolina Abrantes, editora de conteúdo do Ticket Sports. 

Perfil das atletas

O perfil predominante das atletas que participaram de eventos esportivos em 2022 é composto por mulheres acima de 40 anos. A idade média constatada foi de 42 anos. Já a renda mensal ficou na faixa entre um e três salários mínimos.  

Das mulheres que participam de eventos esportivos, 54,6% possuem filhos, enquanto 45,4%, não. A pesquisa constatou que 42% das entrevistadas praticam atividades físicas de cinco a seis vezes por semana. Para 47%, a qualidade de vida foi o fator preponderante para praticar esportes.  

Entre as modalidades favoritas estão: a caminhada, com 23%; a corrida, com 18%; e o ciclismo, com 10%. Os locais preferidos para a prática esportiva são ao ar livre (45,9%) e a academia (40,1%).  

As marcas mais lembradas pelas entrevistadas foram Nike (14%), Adidas (5,4%) e Asics (3,5%). A jogadora de futebol Marta é a atleta mais citada pelas participantes da pesquisa, com 17,5%.

Por fim, entre os eventos, destaque para a Corrida da Mulher Maravilha, com 9,7%. Logo em seguida vieram o Circuito Vênus e a WRun, com 4,9% cada; a W21k, com 2,4%; e a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, com 2%.  

Sair da versão mobile