O Ticket Sports, plataforma especializada em venda de inscrições para eventos esportivos, promoveu, na semana passada, em São Paulo (SP), a terceira edição do TS Summit. Com o tema “O céu é o limite”, o evento contou com mais de 400 participantes e promoveu o diálogo entre organizadores, marcas do mercado esportivo e interessados, além de proporcionar uma série de palestras para os convidados.
Logo na abertura do evento, o CEO do Ticket Sports, Daniel Krutman, apresentou dados inéditos do mercado de eventos esportivos. Entre os destaques, o crescimento de 25% do setor no 1º semestre deste ano, além do aumento das compras via pix e aplicativo da marca, que figura atualmente entre os dez mais baixados quando o tema é esporte.
Com o objetivo de facilitar a vida dos corredores, Krutman comentou sobre algumas tendências tecnológicas que vêm sendo desenvolvidas pela plataforma, como investimento em segurança, recomendações de eventos ao atleta por meio de inteligência artificial (IA) e interface de atendimento. A palestra também ficou marcada pela necessidade de fazer o mercado de eventos esportivos ser mais notado pelas autoridades públicas.
Na sequência, o fundador do Instituto Olga Kos, Wolf Kos, falou sobre o esporte como ferramenta de inclusão na sociedade e até mesmo uma prática de sustentabilidade ambiental. De acordo com o palestrante, participar de eventos esportivos transforma a vivência em sociedade.
“O esporte é uma forma de inclusão e evolução na vida das pessoas, e os produtores de eventos podem transformar isso em lucro”, enfatizou.
Algumas das principais corridas de rua do país também foram representadas no evento. João Traven e Jued Andari, produtores da Maratona do Rio, maior festival de corridas de rua da América Latina, falaram sobre o impacto que a corrida causa na capital fluminense, como a geração de empregos, os produtos comercializados ao longo do evento e a comunicação que se conecta com os participantes durante todo o ano.
Além disso, divulgaram em primeira mão a novidade de que a distância de 5km do evento em 2024 será puxada para o primeiro dia do feriado de Corpus Christi. A expectativa é que essa mudança alavanque o número de inscritos da prova como um todo em 25%. Vale lembrar que, em 2023, a prova de 5km foi realizada no sábado, terceiro dia do feriado prolongado e dia em que é disputada a meia-maratona (21km).
A Corrida Internacional de São Silvestre, corrida de rua mais tradicional do país, também esteve presente. Jornalista e editor da Gazeta Esportiva, Erick Castelhero, que também é um dos organizadores da prova, comentou sobre toda a estrutura que é montada, além de falar do trabalho social que a corrida realiza e sobre o fato de fazer parte do calendário turístico da capital paulista.
Por fim, os Jogos Olímpicos também foram assunto no evento. A jornalista Christiane Pelajo e o ex-nadador Cesar Cielo (ouro nos 50m em Pequim 2008) foram os escolhidos para falar sobre o tema.
Vale destacar ainda que o TS Summit teve como novidade os Talks, um espaço de 15 minutos destinado para debates, em que cada especialista teve a oportunidade de compartilhar insights com o público. Influência digital, audiência e construção de marca estiveram entre os assuntos abordados. Além disso, o evento promoveu uma feira de negócios para debate de tendências do mercado e teve a participação do canal Corrida no Ar, que durante o dia entrevistou convidados e palestrantes.
“Neste TS Summit, alcançamos os nossos objetivos reunindo mais de 400 pessoas entre organizadores de eventos esportivos, fornecedores, jornalistas e influenciadores para falar de esporte, inspiração e evolução tecnológica. Finalizamos o dia com a sensação de missão cumprida e já na expectativa para a edição de 2024, porque o nosso mercado merece e precisa de encontros como este”, resumiu Daniel Krutman.