TS Summit 2024 chega ao fim com Ana Moser, Gustavo Borges e a estratégia da Olympikus no running

Ana Moser falou sobre sua carreira no vôlei e a transição para a política fora das quadras - William Spinetti / Fotop

O TS Summit 2024, congresso que reuniu nomes importantes da indústria do esporte no Brasil durante dois dias em São Paulo (SP), chegou ao fim nesta quarta-feira (4). Após um primeiro dia com destaques para as falas de Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, plataforma de inscrições especializada em eventos esportivos e que foi a empresa organizadora do evento, o segundo e último dia levou aos presentes mais uma série de temas que envolveram o universo da corrida de rua e do esporte no Brasil.

Para começar, Márcio Callage, diretor de marketing da Vulcabras, contou o que a Olympikus vem fazendo nos últimos cinco anos para crescer exponencialmente no mercado brasileiro de running. Hoje, a marca nacional rivaliza com as principais marcas internacionais na preferência do consumidor na hora de comprar um tênis.

“Atualmente, o mercado tem uma saturação no poder de escolha. Por isso, não basta sermos lembrados pelo consumidor, precisamos ser escolhidos. E, para ser escolhido, é necessário construir reputação para a marca. E reputação é repetição, consistência e propósito”, afirmou Callage.

Patrocinadora das Maratonas Internacionais de São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), além de criadora do circuito Bota Pra Correr, que visita duas cidades paradisíacas por ano com a corrida de rua, a Olympikus baseia sua estratégia no contato com as pessoas.

“Precisamos entender de gente e construir mensagens e experiências que se conectam com o consumidor”, destacou o executivo.

Márcio Callage, diretor de marketing da Vulcabras, palestrou sobre a história recente da Olympikus no running – William Spinetti / Fotop

Ana Moser

Medalhista olímpica de bronze com o vôlei em Atlanta 1996 e ministra do Esporte entre janeiro e setembro de 2023, Ana Moser subiu ao palco do TS Summit para contar sua história no esporte, que teve início com o atletismo logo na infância e que migrou para o vôlei pouco tempo depois, até chegar no pós-carreira, em que ela passou a se dedicar ao universo esportivo fora das quadras.

Fundadora do Instituto Esporte e Educação (IEE) em 2001, apenas dois anos após se aposentar da carreira de atleta, Ana tem como objetivo desde então batalhar para levar o esporte para todos no Brasil. Ela também é um dos principais nomes da Atletas pelo Brasil, uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela melhoria da legislação e das políticas públicas esportivas no país.

“Hoje, queremos criar uma agenda sistêmica para garantir o direito de todos ao esporte e à atividade física no Brasil. Para isso, temos que ter um diagnóstico do que é o setor esportivo brasileiro e entender os nós que precisam ser desatados”, disse.

Entre os objetivos, baseados em três pilares (governança, gestão e financiamento), estão a regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Esportes, a implantação do Plano Nacional de Esporte, criar o Fundo Nacional de Esporte e seus correspondentes nos âmbitos estadual e municipal, tornar permanente a Lei de Incentivo ao Esporte, ampliar e qualificar a oferta de serviços públicos de esporte e convergir recursos de emendas parlamentares com uma política nacional de esporte.

“Quero que todos tenham o mesmo acesso ao esporte que eu tive desde que era pequena em Blumenau”, resumiu a jogadora, nascida na cidade catarinense.

Demais destaques

O segundo e último dia do TS Summit 2024 ainda contou com diversas outras palestras, painéis e workshops. Marcaram presença a White Rabbit, agência de pesquisa de narrativas emergentes e cocriação de futuros; a RP Trader, especializada na captação de patrocínios; o Fotop, uma das maiores empresas de fotografias de eventos esportivos do país; e a Aerolito, organização especializada em ajudar a sociedade a entender, antecipar e cocriar melhores futuros.

Também vale destacar os bate-papos individuais com a Dra. Ana Sierra (saúde e segurança em eventos), Patrick Winkler (mídia segmentada) e João Castro (Aloha Spirit, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo), além dos debates sobre empreendedorismo no esporte, moderado por Guilherme Celso (Chelso Sports), que teve a participação de representantes de empresas organizadoras de corridas de rua, e sobre a adoção de tecnologias nos eventos esportivos, moderado por Erich Beting (fundador e CEO da Máquina do Esporte), que contou com as presenças de Fernando Patara (Arena Hub), Fernanda Curti (Unlimited Sports) e Thiago Souza (Corrida Perfeita).

Erich Beting, Fernando Patara, Fernanda Curti e Thiago Souza debateram sobre a adoção de tecnologias no esporte – William Spinetti / Fotop

Gustavo Borges

Para fechar o congresso, outro medalhista olímpico subiu ao palco. Prata em Barcelona 1992, prata e bronze em Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000, Gustavo Borges é, até hoje, um dos maiores nomes da história da natação brasileira.

Atualmente, o ex-nadador é dono de uma metodologia que leva seu nome e é baseada em um conceito cujo foco central é educar por meio da natação. Em sua palestra, ele falou sobre a importância de sonhar dentro do esporte.

“Os sonhos podem ajudar no comprometimento. A falta de sonhos claros e metas pessoais pode levar à desmotivação. No entanto, quando indivíduos identificam seus objetivos pessoais e os alinham com seu trabalho, o comprometimento naturalmente se eleva. E a tendência é que os resultados comecem a aparecer”, ressaltou Gustavo Borges.

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