Ainda sem patrocínios firmados, a Supercopa de Basquete terá uma novidade. No próximo dia 4 de abril, a Associação dos Clubes Brasileiros de Basquetebol (ACBB) realizará um workshop com os técnicos e jogadores do esporte. Com o objetivo de aproximar os profissionais do basquete e reforçar a ligação entre eles fora da quadra, a entidade espera contar com nomes fortes da modalidade, como Hélio Rubens. Organizadora do encontro, a empresa de marketing do campeonato, a BZ Pró Imagem, acredita que a reunião pode ajudar a revigorar o esporte. Segundo o diretor da agência, Eduardo Carvalho, uma reforma em todos os sentidos se faz necessária para que ginásios lotados como os vistos na década de 1980 se repitam hoje em dia. “Teremos um grande evento com palestras de técnicos, especialistas na área, jogadores, ex-atletas e vários outros profissionais de basquete. Lá, será discutido de tudo. Desde assuntos políticos até problemas táticos na quadra”, afirma Carvalho, que completou: “Esse é um jeito muito importante para a união do esporte. Atualmente, eles se conhecem de banco pra banco e muitas vezes tem raiva um do outro por causa de situações de jogo. Precisamos mudar tudo. O patrocínio ajuda, é claro, mas ter uma união deixa o esporte muito mais forte e resistente”. Outra novidade da ACBB é a Copa Ouro, torneio em forma de mata-mata que vai reunir as oito equipes que disputam a Supercopa. A competição acontece no tempo livre entre o primeiro e o segundo turnos, durante três dias (3 a 5 de abril), em São José dos Campos, interior de São Paulo. A Copa Ouro já tem até patrocinador: a Unimed, que será o parceiro oficial da competição e vai ajudar com uma renda ainda não divulgada. Enquanto isso, na Supercopa, os dirigentes seguem em reunião para decidir o rumo do marketing no campeonato. “Já temos três empresas muito adiantadas e tudo depende de mais algumas reuniões para ser firmado. Acredito que até o início do segundo turno, já poderemos oficializar a parceria”, explica Carvalho. Enquanto isso, segundo o diretor, as empresas vão se sustentando com “o próprio nome”, com seus patrocínios e com o apoio da Espn e BandSports, as transmissoras oficiais do campeonato. Ele ainda ressalta que essa renda já é suficiente para quase quitar o investimento dos clubes no campeonato. Para Eduardo, o ideal ainda está longe de ser alcançado, mas o resultado para menos de um mês de trabalho (a BZ Pró Imagem assumiu o marketing do campeonato no dia 23 de fevereiro) é satisfatório. “Já fizemos shows durante os jogos e, com isso, atraímos público maior do que o esperado. Com essa Copa Ouro e com o workshop esperamos atrair ainda mais pessoas ao esporte. Ainda está longe do ideal, mas para o nosso tempo de trabalho, está tudo muito bem”, conclui Carvalho.