Três anos após comprar a fabricante de carros esportivos Lobini, Antonio Ermírio de Moraes Filho decidiu ampliar seus investimentos no setor automotivo. Nesta quarta-feira, estréia a RaceTV, canal de televisão via Internet ou celular especializado em corridas automobilísticas. O projeto receberá um aporte de R$ 5 milhões neste ano. Segundo o empresário, um dos herdeiros do grupo Votorantim, a idéia é apostar em competições alternativas, que não têm muito espaço na TV, para aproveitar o potencial desse mercado no país. A RaceTV já fechou a transmissão, ao vivo, das provas das categorias GT3, Fórmula 3 Sul-Americana e Copa Clio. O início das transmissões acontecerá no dia 20 de abril. “O Brasil responde por 20% da audiência mundial da Fórmula1. São em média 9,9 milhões de espectadores que assistem à corrida. O segundo país com maior audiência é a Alemanha, com 6 milhões de espectadores”, disse Moraes Filho, que tem a companhia de Valter Cavalcanti, Otávio Rittl e Sérgio Cestaro, empreendedores de mídia digital, no projeto. A produtora Suzy Scherb também faz parte do “estafe”. O empresário afirmou que a principal fonte de receita virá da publicidade, mas revelou que ainda não há nenhum acordo comercial fechado. A agência Suzuki Propaganda foi contratada para divulgar o novo canal por meio de campanhas de marketing viral na web. Ainda segundo Moraes Filho, a RaceTV pretende explorar um público predominantemente masculino e de maior poder aquisitivo. O acesso ao canal virtual, porém, será gratuito. Além da programação ao vivo, toda a grade de programação estará disponível em sistema “on Demand”, em que o internauta assiste a atração que escolher no momento em que desejar. Ao todo, a emissora terá nove programas sobre o mundo das corridas, turismo sobre rodas e o setor automotivo ao longo do dia. ?O slogan da RaceTV (Aqui você sempre vê) explicita bem esse conceito. O aficionado em carros pode assistir o que quiser na hora que conectar. Se tiver perdido uma corrida, é só recorrer ao arquivo?, Cavalcanti, que responde pelo conteúdo da nova televisão.