Depois de anunciar sua retirada das pistas de atletismo, a mexicana Ana Guevara também deu adeus aos milionários contratos de patrocínio que a acompanharam ao longo da carreira. Nike e Banamex suspenderam os acordos publicitários, cujos valores não foram divulgados, que mantinham com a ex-velocista. Com o banco, por exemplo, Ana tinha parceria desde 2003. O compromisso só terminaria em 2009, após os Jogos Olímpicos de Pequim e o Campeonato Mundial de Atletismo de Berlim. Ao lado da Nike, a instituição financeira era a principal patrocinadora da ex-atleta. “Sua aposentadoria nos pegou completamente de surpresa, não sabíamos nada sobre isso. Entretanto, apoiamos sua decisão e depois de compartilhar essa sociedade por mais de sete anos, desejamos muita sorte para Ana em todos os seus empreendimentos. Estamos certos de que ela terá muito sucesso”, afirmou Fabiola Torres, diretora de mercado da fabricante esportiva no México. Antes, Ana já havia perdido os apoios de Telmex, Televisa, Wonder, Powerade, Oakley, Coca-Cola, entre outras. A relação com as emissoras de TV, porém, não terminou de forma amigável. “A Televisa levou algo em torno de US$ 45 milhões (R$ 79,6 milhões); a TV Azteca quase US$ 11 milhões (R$ 19,4 milhões). Eu não vi nem 1% desse dinheiro”, lamentou o principal nome da história do atletismo mexicano.