O aniversário de 455 de São Paulo vai ser uma ótima ?desculpa? para o mercado esportivo no próximo fim de semana. A data especial, que será celebrado no dia 25 de janeiro, domingo, terá pelo menos sete eventos que homenageiam, de alguma forma, a capital paulistana. O maior e mais tradicional evento é a final da Copa São Paulo de Juniores, que todo ano acontece no feriado municipal, no estádio do Pacaembu. O fato de não se tratar de um dia útil de trabalho, porém, potencializou o número de atividades. Somente o ciclismo ganhará dois eventos. Pela sétima vez consecutiva, o Clube dos Amigos da Bike vai organizar o Pedal de Aniversário, que passará por diversos monumentos da aniversariante, partindo de Moema até o Viaduto do Chá. Quem estréia no quesito é o Bike Tour, que possui histórico de sucesso em Portugal e na Espanha e chega pelo Brasil pela primeira vez. O percurso envolve a ponte Octávio Frias de Oliveira e o Velódromo da Universidade de São Paulo (USP). Já o running, que vem ganhando espaço nas ruas nos últimos anos, será representado pela 12ª edição do Troféu Cidade de São Paulo. A prova terá seis quilômetros de percurso e um mote saudável, a campanha pelo fim do tabagismo. O esporte de alto rendimento só aparece, exceção feita à Copa São Paulo, no Clube Escola da Lapa, popularmente conhecido como Pelezão. Lá, a seleção brasileira de beach soccer fará sua estréia na temporada contra um combinado de estrelas mundiais da modalidade. Os aposentados e os amantes da luta-livre também serão contemplados. Os primeiros terão clínicas de tênis e xadrez no Parque Esportivo dos Trabalhadores, enquanto os mais jovens poderão assistir apresentações da Trupe do Trovão em Clubes Escola da zona leste. A reunião de acontecimentos, incentivada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, também atrai empresas interessadas em participar da festa. O Bike Tour, por exemplo, conseguiu patrocínios que suportam a cessão das bicicletas que compõem o kit de inscrição para os participantes. Entre as parcerias estão marcas como Volkswagen, Vivo, EDP, Galp Energia e Simpress. ?Características lingüísticas e culturais nos trouxeram até o Brasil. A escolha por São Paulo é estratégica, em virtude termos interesses comerciais e econômicos em comum?, disse Rui Almeida, diretor de marketing e comunicação da Sportis, que organiza o evento. Já o Troféu Cidade de São Paulo vai expor sete patrocinadores. O maior deles, o Carrefour, dá nome à prova. As outras empresas presentes são Mc Donald?s, Wizard, COC, BicBanco, BB Seguros e Hospital Profº Edmundo Vasconcelos. A Secretaria Municipal, satisfeita com a pujança, comemora o aumento de evento em relação à 2008. ?A gente tem notado um aumento nos últimos anos. Foram quatro no ano passado. Nós temos todo o interesse na promoção cada vez maior de eventos esportivos na cidade de São Paulo?, declarou Walter Feldman, responsável pela pasta.