Um dos participantes da Série B deste ano, o Avaí tem como principal meta, dentro de campo, subir à Série A do Brasileiro e dobrar o número de sócios fora dele. Para isso, além de torcer pelos bons resultados do time, o departamento de marketing trabalha na ativação de ferramentas que possam auxiliar na captação de novos associados. “Esse ano o nosso grande plano é elaborar algumas ações voltadas para a fidelização e valorização dos nossos associados, além de aumentarmos o número. Fizemos algo semelhante no ano passado, mas o nosso final de campeonato não foi muito bom. Como os resultados de campo sempre ajudam diretamente na fidelidade do quadro associativo, esperamos ter bons resultados dentro de campo”, afirma Amaro Lúcio da Silva, diretor de marketing e comercialização do Avaí. Dentre as ferramentas para atrair novos associados, a principal delas é a construção de novos camarotes no estádio da Ressacada, em Florianópolis. No total serão erguidos 66 espaços VIP, com o preço de R$ 12 mil cada, para atrair os torcedores de maior poder aquisitivo. “Nós realizamos, inclusive, uma promoção para os torcedores que querem comprar o camarote e serem sócios. Nós queremos atrair esse público qualificado para que eles se tornem associados do Avaí”, diz Silva. Os esforços para aumentar o número de sócios não se resumem à captação do público mais refinado. Dessa forma, além de planos mais vantajosos (com preços entre R$ 25 e R$ 60, contra os R$ 100 mensais do camarote), o Avaí realiza ações de relacionamento com o seu torcedor. “Nós vamos sempre tentar valorizar o nosso sócio, fazendo atividades para o bem-estar dele. Temos ações, por exemplo, que um sócio adimplente tem a oportunidade de acompanhar a delegação durante um jogo, entre outros projetos”, explica o diretor de marketing e comercialização do Avaí. Apesar de classificar como ousado por seu próprio dirigente, o planejamento do Avaí é atingir a marca de 10 mil sócios em dia até o fim de 2007, contra os atuais cinco mil. O Grêmio, por exemplo, ambiciona romper os 100 mil associados até o fim do ano, mesmo somando pouco mais de 35 mil atualmente.