Longe de viver o seu melhor momento dentro e fora dos gramados, o futebol baiano busca apoio para se reerguer no cenário nacional. Para alcançar essa meta, os dirigentes locais foram atrás de um patrocínio de peso para o Campeonato Baiano de 2008, que teve início no último final de semana. A Ambev aceitou o desafio. A Companhia de Bebidas das Américas, que detém as marcas Brahma e Antarctica, irá apostar no futebol como principal plataforma de divulgação para esta temporada. A empresa ainda não definiu quais ações serão realizadas ao longo do torneio. O que já está confirmado, porém, é que o patrocínio não será limitado aos clubes do interior da Bahia. A informação, divulgada no site da Federação Baiana de Futebol (FBF), foi negada pela assessoria da Ambev. O contrato foi fechado diretamente com a FBF, sem a intermediação das equipes. O produto que será divulgado durante a competição será a Brahma Fresh, denominada a cerveja oficial do campeonato. Por questões estratégicas, a Ambev não revelou os valores do investimento. Além dos direitos do Baiano-08, a empresa adquiriu uma cota de patrocínio da TV Itapoan, filiada à Rede Record na Bahia, que fará, com exclusividade, a transmissão da competição.