O presidente do Barcelona, Joan Laporta, tem uma ambiciosa estratégia para aumentar as receitas do clube e superar o rival Real Madrid em termos de faturamento. O dirigente espanhol quer conquistar o mercado norte-americano, segundo ele mesmo revelou em entrevista à revista alemã “Der Spiegel”. Laporta disse que chegou o momento de expandir as fronteiras do clube e alcançar um público diferenciado “onde ainda não há competição, mas existe muito dinheiro”. “Por um lado, queremos estabelecer o Barcelona nas universidades e, por outro, buscar um acordo de patrocínio com um clube da Major [Soccer] League, talvez incluir de algum modo oficial a marca Barça”, afirmou Laporta. “Como toda marca universal, devemos mirar o mundo inteiro”, completou. O dirigente disse que pretende transformar a marca do clube catalão em algo tão grandioso como a Coca-Cola e a Disney, fazendo do time uma referência mundial em investimento, faturamento e marketing. Segundo o presidente do Barcelona, a equipe deve faturar 300 milhões de euros na temporada vigente. Caso o valor seja confirmado, será superior ao conquistado pelo Real Madrid no exercício 2005/06, quando o time da capital espanhola chegou aos 292,2 milhões de euros, encabeçando a lista dos mais ricos do mundo. De acordo com o estudo realizado pela Deloitte, o Barcelona ficou com a segunda colocação ao faturar 259,1 milhões de euros. O clube catalão cresceu 25%, enquanto os madrilenhos não ultrapassaram 6% de crescimento.