Em alta neste início de Campeonato Brasileiro, o Botafogo pretende ampliar suas receitas apostando o bom momento em campo e a história do clube. O projeto de torcedor oficial ?Botafogo no Coração? e o lançamento de camisas de ídolos serão as duas principais plataformas do marketing dos cariocas para o segundo semestre. Um dos poucos clubes a lançar produtos atrelados a seus ídolos, o Botafogo pretende incrementar essas ações neste ano. Depois do lançamento de uma camisa do atacante Maurício, ídolo da conquista estadual de 89, o clube poderá dar destaque a outro ex-atleta ainda nesta temporada. ?Todo ano nós lançamos uma réplica de um ídolo nosso do passado que ainda esteja vivo. É uma forma de homenagearmos os atletas que fizeram história, além de recolocá-los na mídia. Normalmente eu lanço uma camisa por ano, mas esse ano eu talvez lance duas?, revela Jefferson Melo, diretor de marketing do Botafogo, sem citar o nome do outro ex-atleta que pode ganhar uma camisa comemorativa. Além da homenagem, o clube também cede todos os royalties a que tem direito sob o produto ao ex-jogador homenageado. Cada ex-atleta recebe uma linha comemorativa com mil unidades, mas um deles é exceção nesse processo. ?A nossa idéia é justamente fazer uma série limitada para estimular a compra por parte dos torcedores. Essas camisas acabam se tornando um item para colecionadores. A única camisa que nós temos que fazer todo ano é a do Nilton Santos, pois não pára de vender?, diz Mello. Paralelamente a este projeto, o Botafogo foca suas atenções ao seu programa de sócio-torcedor. Depois de um começo tímido, no início da década, o clube criou novas atrações para valorizar a reedição do seu ?Botafogo no Coração?. ?O nosso torcedor oficial terá acesso exclusivo a diversas áreas do novo site, que será lançado na próxima semana, como a TV Botafogo. Nela, iremos transmitir ao vivo, via banda larga, alguns eventos do clube, como apresentação de jogadores, entrevista coletiva, treinos coletivos, entre outros. Além disso, acabei de contratar para ser colunista o jornalista Roberto Porto?, afirma o diretor de marketing do clube carioca. Como os demais projetos do gênero, o ?Botafogo no Coração? também dará livre acesso aos participantes a todos os jogos no Maracanã em que o clube for mandante. No primeiro mês do programa, cinco mil pessoas já fizeram a adesão. ?A campanha que estamos fazendo tem como objetivo atingir a marca de 30 mil torcedores oficiais até o fim do ano?, completa Mello.