A administração e a gestão do esporte foram temas abordados na primeira palestra do terceiro dia da Semana de Marketing Esportivo, curso promovido pela Máquina do Esporte. A aula foi ministrada por José Carlos Brunoro, presidente da Brunoro Sport Business, que conta com grande vivência no assunto. Um dos homens-chave da parceria Palmeiras e Parmalat, o empresário mostrou pontos importantes na formação e experiência de um gestor esportivo como o conhecimento da área, falando sobre estudos constantes, análises pessoais, de concorrentes e da própria equipe. Brunoro falou também sobre o papel da liderança e de necessidade de aprender a lidar com as diferenças em um grupo de trabalho, estabelecendo objetivos e metas e motivando o grupo para alcança-las. Outro tema muito comentado foi a conduta pessoal do gestor esportivo durante todo o projeto. O presidente da Brunoro Sport Business também abordou todas as áreas relacionadas à administração no esporte, as várias vertentes a trabalhar e se relacionar, e a relação com elas. Agentes, atletas, torcedores, governo, mídia, clubes, patrocinadores e investidores, entre outros, foram os temas relacionados à gestão esportiva. A apresentação foi encerrada mencionando os pilares do ?business? no esporte. Os lados financeiro, técnico, midiático e jurídico, com enfoque à organização da administração em geral, incluindo a gestão esportiva.