O mercado de automobilismo no Brasil tem crescido num ritmo acelerado na última década. Desde o início dos anos 2000, os eventos ligados ao esporte motor têm sido cada vez mais um sucesso de público e, conseqüentemente, de renda. Além do fenômeno da Fórmula 1, o brasileiro se acostumou a freqüentar as corridas de Stock Car e Fórmula Truck. Hoje, segundo dados do mercado, as três principais competições do automobilismo no Brasil movimentam, juntas, cerca de R$ 500 milhões anualmente. O carro chefe é a F1, que em apenas um final de semana consegue gerar o mesmo montante que a Stock Car durante toda a temporada. No final de semana do GP Brasil, a cidade de São Paulo assiste a uma injeção de cerca de R$ 60 milhões em sua economia, impulsionada pela hospedagem e consumo dos fãs da mais badalada competição do automobilismo mundial. No autódromo de Interlagos, o público lota a arena, que recebe mais de 100 mil torcedores. Além disso, cerca de outros R$ 150 mi são gerados em gastos dos próprios pilotos e equipes. Já a Stock Car, que movimenta cerca de R$ 200 mi por ano e que, para 2007, terá pela primeira vez um patrocinador máster, tenta se consolidar como a principal competição do automobilismo nacional. A categoria passará a se chamar Copa Nextel Stock Car, graças a um acordo de patrocínio da empresa de telefonia. Ao todo, mais de 80 empresas têm seu nome associado à Stock, que tem uma média superior a 20 mil torcedores por etapa, mais do dobro do Campeonato Brasileiro de futebol. Rivalizando com a Stock em relação aos negócios do automobilismo nacional está a Fórmula Truck. A categoria dos caminhões tem hoje um público médio de 40 mil pessoas por etapa, sendo que há um investimento maciço dos organizadores em eventos de relacionamento com clientes vips. A Truck chega a receber, por etapa, 10 mil pessoas no paddock, local restrito a convidados vips. Além disso, a categoria começa a faturar com patrocínio e ações de marketing. Por etapa, a Truck gera por volta de R$ 10 milhões. No ano, são cerca de R$ 100 mi em receita das mais variadas formas. Com tanto investimento, o automobilismo começa a ser sucesso também na TV. Os índices de audiência das transmissões da F-1 estão na casa dos 20 pontos no Ibope, enquanto a Stock beira os 13, e a Trcuk, 6. Para entender um pouco mais sobre esse mercado, a ABA-RJ (Associação Brasileira dos Anunciantes do Rio de Janeiro) e a Brunoro Marketing Esportivo organizam, no próximo dia 24 de abril, o primeiro fórum exclusivo sobre o esporte motor. O preço do evento para os interessados em participar é R$ 590, com coffee-break e certificado de participação inclusos. Associados da ABA pagam R$ 490. Mais informações podem ser obtidas no site da ABA.