Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro. E antes mesmo antes de a eleição se confirmar, já era tratado como um fenômeno de mídia. Impressionada com a ascensão do agora mandatário nacional, Chicago, seu principal reduto político, usará a imagem do político para concorrer ao posto de sede das Olimpíadas de 2016. Obama chegou a Chicago quando tinha 24 anos, e lá desenvolveu grande parte de sua carreira política. A partir disso, a lógica é clara: a cidade pretende usar a ligação que tem com o presidente e o apelo positivo que ele desperta para ter vantagem na corrida pelos Jogos. ?Nossa candidatura está completamente alinhada com a agenda do presidente?, admitiu Pat Ryan, responsável pela campanha de Chicago, em entrevista coletiva. ?Ele é uma pessoa totalmente agregadora, está passando ao mundo uma mensagem de inclusão e tem diretrizes que combinam com o espírito olímpico?, completou. A partir dessas idéias, Chicago desenvolveu campanha totalmente baseada na inclusão. Quando questionado sobre os diferenciais da cidade, por exemplo, Ryan foi extremamente político: ?Queremos levar nossa amizade para o mundo?. A aposta de Chicago também recai sobre a política de Obama para o esporte. Segundo Ryan, o presidente deve fazer investimentos pesados nessa área, e a realização das Olimpíadas de 2016 seria um ganho importante. Chicago concorre com Madrid, Tóquio e o Rio de Janeiro pelo direito de organizar as Olimpíadas de 2016. A definição da sede será anunciada no dia 2 de outubro deste ano, em evento que será realizado em Copenhagen.