Com um eixo de influência e negócios que não para de crescer, os clubes da Premier League vêm assumindo o interesse em expandir os tentáculos até a Índia. ?O mercado indiano é muito interessante para o Liverpool, mas o modelo de negócio para chegar lá tem que ser avaliado com cuidado?. A frase é de Ian Ayre, diretor comercial do clube de Anfield Road. Em entrevista à Britsport Weekly, Ayre avaliou que os clubes ingleses precisam ter planos sustentáveis que atinjam os diferentes mercados da Índia. ?Há uma enorme variedade de grupos demográficos que demandam diferentes estratégias e soluções de marketing, mas podemos planejar isso com facilidade?, admitiu. Segundo Paul Barber, diretor executivo do Tottenham, o clube londrino mirou países como Índia, China, África do Sul e Estados Unidos como possíveis alvos em termos de mercado. De acordo com levantamentos do clube, a final da Copa da Liga Inglesa, vencida pelo Tottenham em fevereiro, teve entre os indianos o segundo maior índice de audiência fora do Reino Unido. O clube inclusive já tem se encontrado com executivos de companhias indianas e membros da federação de futebol do país, a IFA, para desenvolver possíveis parcerias. De acordo com Barber, seriam com relação ao desenvolvimento de jogadores, venda de diferentes produtos e oportunidades comerciais. ?Isso pode trazer benefícios para todos os envolvidos?, afirmou. ?Os indianos têm enorme entusiasmo pelo futebol e estamos interessados em nos tornarmos parte disso e ajudar a desenvolver o esporte no país. Queremos também maior exposição para nossa marca por aqui e se as pessoas estão interessadas no Tottenham e em nossos produtos, é muito bom?, concluiu Paul Barber.