Enquanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) tenta evitar que marcas que não patrocinam os Jogos Olímpicos de Pequim apareçam durante o evento até com fita crepe, a entidade abriu uma exceção para uma gigante norte-americana. A Nike está veiculando propagandas com atletas que participam das Olimpíadas, algo proibido pelo COI. As informações são do site inglês ?Brand Republic?. Pelas regras estipuladas pela entidade, apenas empresas parceiras dos Jogos podem fazer campanhas com atletas durante o evento, como, por exemplo, a Adidas, uma das patrocinadoras oficiais das Olimpíadas. Porém, o órgão liberou uma ação de marketing viral com a atleta inglesa Kelly Sotherton, que compete no triatlo. ?Esse procedimento pode abrir um precedente perigoso. Outras marcas podem chegar e perguntar ?se a Nike pode ter privilégios, por que nós não???, afirmou Tim Crow, chefe-executivo da Synergy, agência de patrocínios. Em um pronunciamento oficial, a Nike declarou que, para as Olimpíadas de Londres, em 2012, o COI já comunicou que irá restringir ainda mais essas regras. O grande revés para a marca norte-americana, porém, foi que suas principais estratégias para Pequim naufragaram. A primeira delas seria feita com o astro chinês Liu Xiang, mas o atleta se machucou e não chegou nem a disputar as provas classificatórias para os 110m com barreiras. Outra aposta da Nike seria com a inglesa Paula Radcliffe, só que a maratonista terminou na 23ª posição em sua modalidade.