Com perda acumulada de 21,17% em suas ações ao longo do ano, a Nike registrou queda de 3% nos lucros no primeiro semestre fiscal de 2008, que compreende os meses de junho a novembro, quando chegou a US$ 901,5 milhões. Nos Estados Unidos, a recessão econômica fez com que as vendas caíssem 1%, totalizando US$ 1,5 bilhão. Já na Europa foi registrado aumento de 6%, alcançando a marca de US$ 1,3 bilhão. Nas regiões da Ásia e do Pacífico, as vendas trimestrais subiram 22% (US$ 821,4 milhões), enquanto que na América Latina o crescimento foi de 21% (US$ 384,6 milhões). ?Em momentos tão importantes como esse é importante manter o foco naquilo que fazemos melhor: oferecer produtos mais inovadores e apropriados aos nossos consumidores?, disse a fabricante em comunicado. Em contrapartida, a companhia ascendeu seus benefícios em 9% em relação a 2007 e ganhou US$ 391 milhões no segundo trimestre (de setembro a novembro). As entradas chegaram a US$ 10 bilhões, aumentando em 11% os números do ano passado no mesmo período. Os resultados, anunciados pela Nike depois do fechamento da Bolsa de Nova York na última quarta-feira, superaram as previsões do mercado. Logo após a divulgação do balanço, os títulos da empresa subiram 2%.