Com Beckham, MLS se consolida

A temporada da liga americana de futebol, Major League Soccer (MLS), é considerada nos Estados Unidos como a melhor de seus 12 anos de história. A competição cresceu graças ao glamour e dinheiro gerados pela contratação de David Beckham e também do mexicano Cuauhtémoc Blanco. Mesmo tendo ficado machucado a maior parte do tempo, o jogador inglês do Los Angeles Galaxy é apontado como o principal responsável para a MLS entrar definitivamente no “clube dos milhões” do mercado americano da indústria do esporte. Somente a estréia de Beckham no campeonato, em agosto, teve audiência de 1,5 milhão de espectadores, o que representa um recorde para um jogo de futebol entre equipes locais. “A contratação de David Beckham cumpriu com todas as nossas expectativas. Conseguimos ótimos acordos publicitários devido a ele, sem ter nenhuma relação com o número de partidas que atuou”, afirmou Don Garber, chefão da MLS. Em cinco anos nos Estados Unidos, Beckham deverá faturar US$ 250 milhões, sendo que apenas US$ 25,7 milhões referente a salários, sendo o restante por contratos de patrocínio. Com o inglês, o público total nos estádios americanos também cresceu, superando a casa dos três milhões de torcedores. Segundo Garber, é uma marca nunca antes alcançada. O aumento de público também está relacionado à contratação de outros atletas, especialmente os de origem latina. Atualmente, mais de 30% dos profissionais que jogam nos Estados Unidos são da América Latina, com destaque para o mexicano Cuauhtémoc Blanco, para o colombiano Juan Pablo Angel e para argentino Guillermo Barros Schelotto. Em 2001, a MLS amargou um prejuízo de US$ 192,5 milhões. Após se converter em uma empresa com grandes patrocinadores, a liga fechou a temporada 2007 com lucro de US$ 120 milhões. A grande aposta dos organizadores é o publico latindo dos Estados Unidos. Estima-se que existam, atualmente, cerca de 40 milhões que vivem e trabalham no país.

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