A Samsung está de volta ao futebol. Nesta segunda-feira, em evento realizado no salão nobre do Parque Antarctica, a multinacional coreana anunciou patrocínio ao Palmeiras, time com o qual assinou por três temporadas. Assim, encerrou um período de um ano de afastamento da modalidade no Brasil. Até dezembro de 2007, a Samsung estampava sua marca nas camisas do Corinthians. O time alvinegro recebia US$ 6,7 milhões (aproximadamente R$ 15 milhões) pelo acordo, e o documento continha cláusula de redução em caso de rebaixamento. Quando a queda da equipe à segunda divisão do Campeonato Brasileiro foi consumada, a diretoria não aceitou diminuir o aporte de capital e isso afastou a empresa. Posteriormente, a Medial desembolsou R$ 16,5 milhões para patrocinar os paulistas por um ano. Sem o Corinthians, a Samsung focou seu patrocínio em modalidades olímpicas durante a temporada passada. A empresa apostou no ?time medalha azul?, conjunto de atletas como o nadador César Cielo, a ginasta Daiane dos Santos e o jogador de vôlei Giba, para ocupar espaço na mídia a despeito de estar distante do futebol masculino ? Marta, melhor do mundo entre as mulheres, também integra o ?casting? da multinacional. O investimento em outras modalidades durante 2008 justificou-se pela realização das Olimpíadas de Pequim. Sem um evento desse porte neste ano, a Samsung resolveu voltar ao futebol. E para isso, escolheu o Palmeiras como plataforma. ?Sabemos que o mundo vive um momento complicado no setor financeiro, mas é nessas horas que você percebe quais são as grandes empresas. A Samsung é uma marca forte, que sempre esteve ligada ao futebol. Tínhamos um interesse de voltar, e acreditamos muito nessa parceria que foi realizada com o Palmeiras?, avaliou José Roberto Campos, vice-presidente executivo da empresa no Brasil. A Samsung ofereceu R$ 15 milhões para ter exclusividade na camisa do Palmeiras ? a Fiat, que patrocinava o time até o fim de 2007, fez uma proposta de R$ 12 milhões para ter seu nome apenas no peito e nas costas. Contudo, o clube tem contrato com a Suvinil, que paga R$ 3 milhões por espaço nas mangas, até o fim de abril. ?Vamos honrar esse compromisso, porque é assim que essa diretoria se comporta. Nós valorizamos os nossos parceiros, e isso pode ser visto na disputa da Copa São Paulo de juniores. Não temos mais um acordo com a Fiat, mas não deixamos de mostrar a marca deles?, lembrou Luiz Gonzaga Belluzzo, diretor de planejamento do Palmeiras.