O Brasil foi confirmado no início da tarde desta terça-feira, 30 de outubro, como sede da Copa do Mundo de futebol de 2014. Será a primeira vez, após 64 anos, que o país abrigará a segunda maior competição esportiva do planeta. O anúncio foi feito pela Fifa às 12h36 desta terça, após dois dias de reuniões que estiveram muito mais próximas de um jogo do faz-de-conta do que propriamente de uma decisão de Copa do Mundo para definir a vitória brasileira. ?Pesa muito mais responsabilidade sobre a gente agora. Realizar uma Copa do Mundo é uma tarefa imensa, incomensurável. Mas já realizamos uma, quando eu tinha quatro anos de idade. Imagina o que não poderá ser feito quando eu tiver 69?, declarou o presidente Luiz inácio Lula da Silva. Concorrente único da América do Sul desde o mês de abril, o Brasil tem pela frente o desafio de organizar o Mundial com uma nova realidade no futebol. Estádios obsoletos, infra-estrutura de transportes precária e rede hoteleira defasada fazem parte do cenário atual do país em relação às exigências da Fifa para que a Copa seja brasileira. O anúncio oficial de quanto se prevê que será investido no país por conta da Copa deve ser feito em breve, mas a conta deve beirar os R$ 18 bilhões, como mostra a segunda edição da Revista Máquina do Esporte. Grande parte desse dinheiro será oriunda da esfera pública, o que fez também com que a festa brasileira em Zurique (Suíça) tivesse a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros 12 governadores estaduais. A comitiva do país, que ainda contou com o atacante Romário e o escritor Paulo Coelho, entre outros, chegou a virar motivo de chacota na Fifa por causa do grande número de pessoas. Com o anúncio oficial, o país começará a investir na divulgação do feito, grande ambição de Ricardo Teixeira desde que assumiu a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1989. Campanhas de mídia são esperadas para os próximos dias, não apenas no Brasil como também em outros lugares. No exterior, a promoção das belezas do Brasil deverá ser o mote das peças publicitárias, tendo como objetivo captar o turista que tem o desejo de conhecer o país e também assistir aos jogos do Mundial. No Brasil, a campanha da candidatura já tem um patrocinador, o banco Itaú. Desde o início do ano a instituição financeira é patrocinadora do projeto de 2014. Só agora, porém, deverá começar a fazer barulho em torno do país.