Grande sucesso dos Jogos Olímpicos de Pequim, a natação virou a menina dos olhos do Corinthians para 2009. Depois de sediar o Troféu José Finkel na última semana, o clube do Parque São Jorge começa a estudar ações de marketing que revitalizem o esporte na próxima temporada. O sucesso da empreitada passa pela captação de parcerias, que podem, inclusive, trazer Michael Phelps para o Brasil. A idéia é fazer o atleta mais vitorioso da história dos Jogos Olímpicos defender o Corinthians em uma competição. O problema é a adequação do calendário. Em ano de Mundial de natação, o departamento de esportes aquáticos do clube do Parque São Jorge não se mostra muito esperançoso com as agendas. ?Um clube de massa como o Corinthians consegue viabilizar a parte financeira. A dificuldade é mesmo o calendário. A gente chegou a conversar com o empresário dele. Ele tem muitas competições e é difícil encontrar tempo?, disse Fernando Alba Draghiroli, diretor de esportes aquáticos do clube. Em caso de incompatiblidade de agendas, o Corinthians tem uma segunda opção. Em vez de usar Phelps em uma competição, Draghiroli cogita a hipótese de uma parceria que viabilize uma série de clínica no Parque São Jorge, combinada com ações pela cidade de São Paulo. ?Nós temos essas duas opções, mas minha idéia é que ele venha para uma competição. Tenho que tentar trazer ele em um dos dois. Para a gente é ótimo, e qualquer empresa também quer ligar sua marca a um nome importante mundialmente como ele?, disse Draghiroli. O Corinthians também não descarta uma ?carona? no sucesso nacional da modalidade. A contratação de nomes como César Cielo e Thiago Pereira é vista com bons olhos, mas o aporte financeiro para essa estratégia deve ser ainda maior.