Em meio à reformulação total em seu departamento de marketing, o Corinthians resolveu inovar e criou sua agência de notícias. Mais que isso, o clube paulista passará a cobrar pela suas fotos, buscando uma renda ainda não explorada no mercado brasileiro, mas comum na Europa. A iniciativa partiu de Daniel Augusto Jr., fotógrafo oficial do clube. Segundo ele, esse projeto existe há muito tempo, e acabou sendo implantado somente neste momento, sob a gestão de Andrés Sanchez. “Eu sempre tentei fazer isso, mas nunca consegui. Agora com a nova presidência deu certo. Eu sempre conversei com o Eduardo Generoso, que é responsável pelo conteúdo. È uma proposta comercial nova, que visa explorar uma área diferente”, disse o profissional. Para Augusto Jr., o grande exemplo de sucesso dessa proposta está na Inglaterra. O Arsenal, por exemplo, vende fotos em diversos formatos e com situações diferentes em seu site oficial. A idéia, no entanto, não tem previsão de lucro certo. “Ninguém tem idéia [de faturamento]. Aqui no Brasil tem muita gente trabalhando nisso, como Agência Estado, Agência Folha, Gazeta Press, além de muitas outras pequenas. Eu que trabalho com isso não tenho certeza”, adiantou. Nem mesmo especialistas de marketing têm certeza quanto à viabilidade do negócio. Amir Somoggi, diretor de Novos Negócios da Casual Auditores, crê que o preço das imagens, não divulgado, será fundamental para o sucesso da empreitada. “A idéia é interessante e casa com a necessidade do clube de gerar novas receitas. O Corinthians, como qualquer clube, tem o diferencial de poder gerar conteúdo exclusivo. Mas eu não tenho certeza de que os veículos vão consumir um momento exclusivo como uma preleção”, avaliou Somoggi.