Proibidas de ocupar espaços publicitários nas quadras desde 1991, as fabricantes de bebida alcoólicas podem se preparar para voltar à liga de basquete mais importante do mundo. Nesta terça, a NBA anunciou que, por causa da crise financeira, voltou atrás na sua decisão para incrementar as receitas de suas franquias. ?Nós estamos sempre buscando caminhos para conseguir mais vendas e essa decisão é uma dessas opções. É uma iniciativa simples?, disse Chris Granger, vice-presidente de marketing e operações da liga. O veto de mais de 17 anos se restringia às quadras de basquete, já que as franquias podiam negociar com as companhias por espaços distantes das c”meras de televisão. Dessa forma, mais de dois terços dos times conseguiram verbas com bares temáticos e propagandas no interior dos ginásios. Com essa decisão, a NBA segue o mesmo caminho da Major League Baseball (MLB), da Liga Nacional de Hóquei (NHL) e da Nascar, que também recuaram em suas políticas para conter os efeitos da crise. No basquete, a mudança também pode se estender à venda de produtos do tipo em sites oficiais e pontos de venda de ingressos.