Um dos maiores bancos europeus, o Barclays, patrocinador master do Campeonato Inglês desde 2001, pode rever seu patrocínio à competição em 2010. No meio da crise financeira mundial, a instituição já abriu espaço para capital do Oriente Médio e pode cortar verba dos aportes no esporte para reduzir gastos. ?Haverá uma revisão de nossos patrocínios a fim de avaliar se estamos tendo forte retorno dos investimentos internacionais?, Libby Chambers, membro do departamento comercial e de marketing do Barclays. O contrato atual com o Campeonato Inglês vai até o fim da temporada 2009/10, e vale cerca de 65 milhões de libras (R$ 233 milhões) por ano. Além da competição, o Barclays também patrocina o torneio final da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), com valor de US$ 7 milhões anuais (R$ 16,5 milhões) por cinco anos. No fim de outubro, o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) chegou a abrir uma linha de crédito de US$ 30 bilhões (R$ 71 bilhões) para o Barclays e o Royal Bank of Scotland (RBS), que também vive situação complicada. Para evitar um agravamento de sua situação, o banco aceitou, no último mês de novembro, um aporte de US$ 10,5 bilhões (R$ 24,8 bilhões) de um fundo de investimentos do Oriente Médio. Em troca, os executivos dos Emirados Árabes Unidos e do Qatar assumiram 32% das ações do Barclays.