O Cruzeiro estabeleceu uma nova meta para o seu departamento de marketing. O clube mineiro quer chegar aos mil artigos licenciados com a sua marca até julho do próximo ano. Para chegar ao inédito feito no futebol brasileiro, os mineiros têm como principal trunfo o fato de contar com uma estrutura própria de marketing. Com uma equipe própria trabalhando em tempo integral para o clube, o Cruzeiro tirou a presença de intermediários nas negociações dos contratos. Isso, de acordo com Antonio Claret, diretor de marketing cruzeirense, possibilita ao clube ter agilidade no trabalho diário, potencializando a geração de receitas. “Fazer direto dá mais trabalho, mas evidentemente que a nossa velocidade pode ser maior. Nós não dependemos de outros clubes para fechar acordos. Se eu tivesse uma empresa fazendo esse trabalho, um cliente poderia querer fazer [o lançamento de um produto] com outros clubes, e isso atrasaria as negociações. Se uma empresa quer trabalhar com o Cruzeiro, ela faz. Se quer fazer o mesmo com outros clubes, isso é uma questão para ela resolver”, afirma Claret. O executivo dá como exemplo o boneco de pelúcia do Raposão, o mascote do Cruzeiro. Segundo ele, o lançamento do produto, que deverá acontecer até o fim de abril, só foi viabilizado porque o clube mineiro negociou diretamente com a Brinquedos Estrela. “Nossa negociação foi direta. O presidente da Estrela veio até o Cruzeiro, conheceu nossa estrutura e nós fechamos o acordo. Com um intermediário, dificilmente isso iria acontecer”, diz Claret. Atualmente, o Cruzeiro possui parceria com 200 empresas e mais de 450 produtos licenciados no mercado. Neste ano, o clube tem se destacado pela geração de novos negócios. Só neste primeiro trimestre de 2007, foram colocados no mercado 60 novos artigos. A meta é que, até julho deste ano, sejam 120 produtos com a marca Cruzeiro. Neste mês de abril, além do boneco do Raposão, o clube lançará, até o dia 20, sua linha de produtos lácteos, como a Máquina do Esporte antecipou. Além disso, o clube mineiro negocia para a criação de uma nova linha de produtos têxteis de mesa e banho. Outro fator que também ajudará no incremento dos produtos licenciados, principalmente em relação às vendas, é a criação de um bar temático do Cruzeiro. O clube já realiza as obras no local e prevê o lançamento até o meio deste ano. “Em julho nós lançaremos o nosso bar temático, então estamos trabalhando todas essas questões [de licenciamento] paralelamente. Após essa data, vamos pensar melhor os planos para o restante do ano”, completa o executivo do Cruzeiro.