A empresa GVD, que detém os direitos de exploração das marcas NBA e Spalding no Brasil, entre outras, vai anunciar um novo contrato com a liga profissional norte-americana de basquete na próxima quarta-feira. A parceria vai incluir toda a América Latina e prevê a realização de pelo menos um jogo de exibição da competição no país. O anúncio oficial vai acontecer durante a Couromoda, feira das indústrias têxtil e calçadista que acontece no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. Na ocasião, segundo a própria GVD, estará presente Marcos Caruso, representante da NBA no Brasil. Todos estes detalhes, no entanto, não são confirmados pela empresa brasileira, que prefere manter sigilo para concentrar a atenção da imprensa no evento. Nos bastidores, porém, espera arrecadar até R$ 100 milhões durante toda a extensão do compromisso, incluindo vendas de produtos licenciados e arrecadação com as partidas da liga. O acordo ratifica a atenção que a NBA tem dado para outros mercados que não apenas os Estados Unidos. Em entrevista à segunda edição da revista da Máquina do Esporte, Salvatore Larocca, vice-presidente de vendas da liga, já havia deixado claro esta intenção. O processo deve ganhar ainda mais força pela expansão da Spalding no Brasil. A fornecedora de bolas da NBA também pretende investir no mercado nacional, e deve fazer ações conjuntas com a liga em médio prazo. Enquanto isso, se prepara para acertar com dois clubes até a próxima semana, sendo que um deles é paulista.