?Este será um aquecimento para o que planejamos fazer com a TV digital?. É dessa forma que José Papa Neto, diretor de novos negócios da ESPN no Brasil, classifica o projeto ESPN 360. O principal objetivo dessa nova iniciativa é oferecer boa parte de conteúdo exclusivo aos assinantes por meio de um site na internet. Dessa forma, além de conteúdos ao vivo, exibidos simultaneamente pela TV, o ESPN 360 também mostrará os bastidores das coberturas jornalísticas e notícias, tudo baseado principalmente na interatividade. ?O ESPN 360 terá assinatura, mas nós vamos desenvolver diversas modalidades de preços?, disse Papa Neto, sem precisar quais serão os preços ou o valor total investido nesse novo projeto. O objetivo do canal é lançar a sua nova ferramenta em dois meses. Porém, mesmo antecedendo as novidades que serão incorporadas com a chegada da TV digital ao Brasil, a implantação desse sistema levará pelo menos dois anos. ?Nós esperamos que haja uma mudança cultural na forma como as pessoas encaram a televisão. E o desafio é que a ESPN pense diferente do meio em relação a forma como irá entregar o conteúdo e se relacionar com a audiência?, afirmou diretor de novos negócios da ESPN no Brasil. Além de já pensar nas adequações que deverão ser feitas em sua infra-estrutura, o canal já realiza treinamento de alguns profissionais no exterior vislumbrando para a chegada da TV digital no país. ?Nós já estamos levando muitos profissionais de TI para a ESPN dos Estados Unidos. Lá eles podem aprender mais sobre a qualidade do sinal digital?, explicou Papa Neto. Além de melhorar a sua mão-de-obra, a ESPN também trabalha na aquisição de conteúdo para a TV digital, de acordo com o executivo, sem citar quais eventos já podem ser incorporados pelo novo sistema. Mesmo assim, um deles é a NBA. No fim de junho, a ABC (que é controlada pela Walt Disney, assim como a ESPN) firmou um contrato com a liga profissional de basquete norte-americana que permite a exibição, inclusive no formato digital, de todos os jogos pelos próximos oito anos. Esse acordo, que beneficia a ESPN International (divisão em que estão incluídos os canais brasileiros), ainda permitirá que os jogos sejam exibidos em qualquer plataforma que ainda venha a ser criada até 2016.