A mudança de David Beckham para os Estados Unidos está sendo celebrada pela Adidas com uma nova campanha publicitária lançada pela marca nesta semana. Na peça, o inglês deixa os gramados para se aventurar com a bola oval utilizada no futebol americano. Batizado de “futbol x football”, o anúncio é uma mensagem de boas-vindas para a família do inglês ao novo lar. “Existem poucas pessoas que transcedem o próprio esporte. As pessoas conhecem o nome David Beckham mesmo quando não acompanham o futebol”, disse Stephen Pierpoint, vice-presidente de mercado de marcas da Adidas América. A campanha promovida pela fabricante esportiva, contudo, deve ser apenas o começo de uma “blitz” comercial envolvendo o nome de Beckham e o da esposa Victoria. A principal delas será uma ação do próprio Los Angeles Galaxy, clube pelo qual o jogador atuará nas próximas cinco temporadas. “Será uma intensa campanha coordenada, com ações da Adidas, do LA Galaxy, da ESPN e de muitos outros”, afirmou Alexi Lalas, ex-jogador e atual presidente do time da Califórnia. Os patrocinadores do ex-jogador do Real Madrid devem utilizá-lo de forma incessante nos dias que antecederão sua estréia na Major League Soccer (MLS). A primeira partida oficial pelo clube norte-americano está marcada para o mês de agosto. No entanto, é possível que Beckham atue por alguns minutos no jogo que reunirá as estrelas da competição no dia 19 de julho, em Denver. O que já está decidido é a participação do jogador como comentarista da partida para uma rede local. Beckham, que passa férias na Tail”ndia, também deverá estrear em outro mercado quando regressar do país asiático. A Universidade da Califórnia convidou o inglês para participar de uma palestra e falar aos estudantes sobre como o futebol pode mudar o mundo. Para Nicholas Cull, professor que organiza o seminário sobre a função do esporte nas relações diplomáticas, afirmou que Beckham será fundamental para as discussões. “Ele é um exemplo da influência dos esportistas no mundo atual”, disse o catedrático. Desde que foi anunciado como a principal contratação da MLS para a temporada, o nome de Beckham começou a fazer parte do cotidiano dos Estados Unidos. O LA Galaxy, por sua vez, teve sua rotina alterada com o reforço. Em um levantamento feito em abril, o clube já contabilizava US$ 13,3 milhões de faturamento ligado ao nome do jogador. A principal fonte desses recursos é o patrocínio da Herbalife, no primeiro contrato firmado após o anúncio da contratação do inglês. Além do salário milionário, Beckham vai embolsar ainda mais US$ 15 milhões com a exibição de um reality-show gravado para exibir a mudança da família para os Estados Unidos. A atração será exibida pela NBC no mês de julho.