Crítico fervoroso da situação dos direitos humanos na China, o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou momentaneamente de lado sua posição política para angariar votos em todo o país. Aproveitando a transmissão dos Jogos Olímpicos de Pequim, que terão início no dia 8 de agosto, o atual senador pelo estado de Illinois colocará no ar spots publicitários para promover sua campanha na NBC, detentora dos direitos de TV do evento. As peças foram orçadas em US$ 5 milhões (R$ 7,8 mi). Segundo os analistas norte-americanos, a iniciativa de Obama é rara porque, normalmente, os candidatos só fazem propaganda política em Estados considerados cruciais e não em nível nacional, como acontecerá nas Olimpíadas. A ação parece ainda mais inusitada porque Obama, no início do ano, sugeriu que o atual presidente, George Bush, boicotasse a cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim como forma de protesto contra violações aos direitos humanos na China. De acordo com levantamento da Campaign Media Analysis Group, os candidatos à Casa Branca deveriam gastar cerca de US$ 800 milhões com anúncios na televisão em 2008. No final de junho, o saldo do democrata era de US$ 71 milhões. Seu oponente, o republicano John McCain, dispunha de US$ 26 mi. O ?Wall Street Journal? divulgou, na última quinta-feira, a prévia das eleições americanas. Obama aparece na liderança com 47% das intenções de voto contra 41% para McCain. Como a margem de erro é de 3,1%, o resultado parcial sugere empate técnico. O pleito está marcado para 4 de novembro.