O investimento das equipes de Fórmula 1 em 2006 chegou aos R$ 6 bilhões, segundo revela a edição deste mês da revista F1 Racing, publicada em português. De acordo com a publicação, os motores lideram a lista de itens mais caros, alcançando uma média de R$ 400 milhões de investimentos. O texto da revista diz que a Honda gastou mais de R$ 500 milhões com seu programa [de motores], quantia semelhantei ao que foi investido por Toyota, McLaren e Ferrari. Enquanto isso, na outra parte da tabela está a Cosworth, que precisou de apenas R$ 35 milhões para trabalhar com os motores do carro. Os gastos com aerodin”mica ocupam o segundo lugar, com R$ 70 milhões. A revista diz ainda que a diferença entre os dois itens é desproporcional e defende a regra do atual regulamento que brecou o desenvolvimento dos motores. Na terceira colocação ficou a busca por patrocínio, com R$ 30 milhões gastos no ano passado, em média, nas grandes equipes. A pesquisa exclusiva da publicação traz ainda uma comparação entre as escuderias no que se refere à relação entre investimento e os pontos conquistados no Mundial de F1. A melhor neste quesito foi a campeã Renault, com R$ 3,14 milhões por ponto no campeonato. Por sua vez, a Toyota, equipe com maior orçamento da categoria, consumiu R$ 22,92 milhões para cada ponto no campeonato. Ainda segundo a F1 Racing, a ex-equipe de Fernando Alonso tinha apenas o sexto orçamento de 2006, atrás de BMW e Honda.