A FedEx fechou um contrato até 2012 com o PGA Tour para realizar a FedEx Cup. O torneio, porém, tem um sistema inovador de pontuação, o que tem confundido e até afastado os golfistas, apesar de distribuir US$ 28 milhões (R$ 54,8 mi) em prêmios e US$ 35 milhões (R$ 68,6 mi) em bônus. A FedEx se inspirou no modelo de competição adotado em outros campeonatos, em que os participantes acumulam pontos durante a temporada e os melhores colocados participam de um playoff. Com quarto ?finais?, os jogadores teriam mais chances de conquistar prêmios e bônus. Porém, a primeira ausência foi a de Tiger Woods. Após conquistar dois torneios seguidos, o golfista optou por não participar do primeiro dos quatro playoffs que compõem o FedEx Cup. Sem seu principal jogador, a competição perdeu muito da sua atratividade. ?Para ser honesto, existe apenas uma pessoa que realmente importa nesse sistema de playoff, que é Tiger Woods. Se ele não está jogando, então como podemos lever a sério esse torneio?, disparou o golfista Rich Beem. O fato de Tiger Woods não disputar o Barclays, em Nova York (o primeiro dos quarto playoffs), fez a audiência do torneio ser baixa. Segundo dados do Instituto Nielsen, apenas 2,1% dos 111,4 milhões de televisores estavam sintonizados na competição. Um ano antes, na mesma época, a final do World Golf Championships-Bridgestone Invitational, vencido por Woods, teve um índice de 6,6%. Neste fim de semana acontece o segundo torneio do playoff, chamado de Deutsche Bank Championship. Porém, Phil Mickelson e Ernie Els, terceiro e quarto lugar no ranking respectivamente, já informaram que não irão participar, assim como Tiger Woods, novamente.